ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Referência em queimaduras, Santa Casa alerta para risco de acidentes

Campanha Junho Laranja alerta para cuidados nas festas e nos riscos do cotidiano

Maristela Brunetto | 21/06/2023 10:50
Festa de Jateí, uma das principais do Estado. Mês de junho é lembrado para alerta sobre queimaduras (Foto: Prefeitura de Jateí/ Arquivo)
Festa de Jateí, uma das principais do Estado. Mês de junho é lembrado para alerta sobre queimaduras (Foto: Prefeitura de Jateí/ Arquivo)

A Santa Casa de Campo Grande se envolveu na campanha do Junho Laranja, voltada à prevenção de queimaduras, em especial por ser o mês das festas juninas, com fogos e fogueira. O hospital é referência no atendimento a pacientes feridos pelo contato com o fogo, mantendo um Centro de Tratamento de Queimaduras.

O hospital mantém equipe de cirurgia plástica especializada e serviço de tratamento e reabilitação de pessoas vítimas de queimaduras, incluindo fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. O médico responsável pelo setor de cirurgia, Felipe Resende, aponta a importância de as pessoas terem condutas preventivas no dia a dia. “A principal dica que eu dou é não ter álcool líquido em casa, nem combustível. Também é importante não fazer bife na chapa e utilizar a churrasqueira sempre com muita cautela”.

Ele também alertou sobre o risco dos choques elétricos, que na rotina doméstica muitas pessoas se expõem. “Tem que deixar o serviço para o profissional, alguém que sabe o que está fazendo”, reforça.

O hospital ainda disponibilizou uma série de recomendações em suas redes sociais. Entre os alertas está o cuidado com acidentes domésticos com crianças, que vai desde o risco no contato com o fogão e até mesmo no banho com água muito quente.

O Ministério da Saúde também lançou um alerta sobre os cuidados no mês das festas juninas, falando sobre bebidas muito quentes, o preparo das comidas nas festas, entre outros riscos. Conforme o Ministério, de janeiro e abril deste ano foram atendidos 3.540 procedimentos hospitalares e 32.631 atendimentos ambulatoriais por causa de queimaduras no Brasil. Para este mês, o risco é maior de queimaduras de segundo grau e nos braços, pernas, troncos e cabeça.

Material divulgado pela Santa Casa traz uma série de recomendações para evitar acidentes
Material divulgado pela Santa Casa traz uma série de recomendações para evitar acidentes


Nos siga no Google Notícias