ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, DOMINGO  29    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Reprovados em último plantão do Detran terão até março para tirar CNH

Secretaria Nacional de Trânsito prorrogou o prazo até 31 de março; veja regras

Por Natália Olliver e Clara Farias | 28/12/2024 09:38
Aluno durante prova do Detran neste sábado (Foto: Juliano Almeida)
Aluno durante prova do Detran neste sábado (Foto: Juliano Almeida)

Os alunos que reprovarem no último plantão do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso), na segunda-feira (30), poderão fazer a prova até o dia 31 de março de 2025. A mudança vale para aqueles que tinham até dezembro como prazo para concluir o processo. A prorrogação foi feita pelo Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) anunciou que os alunos que reprovaram no último plantão terão até 31 de março de 2025 para realizar a prova, uma prorrogação concedida pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Essa mudança beneficia candidatos que completaram a carga horária prática e tinham até dezembro como prazo final. Alunos como Cauã e Gabriel, que enfrentaram dificuldades nas provas, expressaram alívio com a nova oportunidade, embora instrutores alertem que a procrastinação é comum entre os alunos, que frequentemente deixam a preparação para o último momento.

No penúltimo plantão, neste sábado (28), alunos que não conseguiram passar na prova respiraram aliviados em saber que terão mais uma chance.

O estudante Cauã Oliveira Mota, de 19 anos, é uma das pessoas que poderão ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) devido ao adiamento do prazo. Ele reprovou por estar nervoso com o fiscal. Sem o adiamento, ele perderia o processo inteiro e teria que iniciar as aulas novamente.

“Essa é a terceira vez que estou fazendo e outras vezes o B.O foi baliza, é o psicológico, eu fico bem nervoso. Tinha alguns vícios, mas corrigi nas aulas, lá nunca cheguei a errar a baliza e hoje reprovei bem no final da prova”.

Alunos terão até dia 31 de março para conquistar a CNH após prorrogação de prazo (Foto: Juliano Almeida)
Alunos terão até dia 31 de março para conquistar a CNH após prorrogação de prazo (Foto: Juliano Almeida)

Quem pode fazer a prova em março? - Conforme a secretaria, todos os candidatos que tenham concluído a carga horária prática, última etapa antes do exame final em 2024 e tenham 31 de dezembro como limite para realizar a prova, são contemplados pela prorrogação de 90 dias.

Assim como Cauã, o auxiliar administrativo, Gabriel Lima, de 23 anos, também estava no local de prova neste sábado. O processo de habilitação do jovem começou em 2023 e foi prorrogado. Agora ele vive a mesma situação que no ano anterior: reprovar próximo do prazo final.

“Depois de todo esse tempo estou tranquilo e consegui fazer. Da última vez reprovei no percurso. Acho que agora foi devido a terem trocado o carro. Eu treinei na autoescola em um Gol, e na prova é um carro Kwid, aí não peguei a embreagem que é bem diferente, então afoguei. O carro saiu travando, não consegui arranque. Essa mudança prejudica, mas como estou tranquilo, se não der certo vou continuar tentando”.

Gabriel Lima reprovou após troca de carro (Foto: Juliano Almeida)
Gabriel Lima reprovou após troca de carro (Foto: Juliano Almeida)

Rafael Falcão, de 38 anos, é instrutor e explica que a prorrogação é boa, mas que os alunos deixam para última hora. “É complicado, o brasileiro sempre deixa tudo para última hora, a pessoa tem um ano inteiro para tirar e deixar para o final do ano e acaba o mês de dezembro”.

Para completar, o colega e instrutor de trânsito, Eliel Idalgo, de 47 anos, acrescenta que não há número exato para aulas após reprovação e que geralmente é recomendado, dependendo do aluno, que seja feita pelo menos um dia de aula para que repasse a baliza e percurso. “Assim ele consegue ir mais tranquilo para o exame. Com essa prorrogação, os alunos vão conseguir ter um tempo a mais para encerrar o processo com sucesso”.

Eliel Idalgo, instrutor de trânsito do Detran-MS (Foto: Juliano Almeida)
Eliel Idalgo, instrutor de trânsito do Detran-MS (Foto: Juliano Almeida)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias