ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEGUNDA  04    CAMPO GRANDE 20º

Educação e Tecnologia

“Agora começa a correria”: 115 mil alunos da Reme voltam às aulas nesta segunda

Secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, acompanhou retorno em escola no Tiradentes

Por Ana Paula Chuva e Raíssa Rojas | 04/08/2025 07:31
“Agora começa a correria”: 115 mil alunos da Reme voltam às aulas nesta segunda
Crianças e adolescentes chegando para o 1º dia de aula (Foto: Marcos Maluf)

Os 115 mil alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) retornam para as salas de aula em Campo Grande nesta segunda-feira (4). Para alguns pais, agora começa a correria do 2º semestre, e para as crianças e adolescentes, os sentimentos oscilam entre animação e nervosismo. Já os 45 mil da REE (Rede Estadual de Ensino) retomam os estudos a partir de terça-feira (5).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Cerca de 115 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande retornaram às aulas nesta segunda-feira (4), enquanto 45 mil estudantes da Rede Estadual iniciam o segundo semestre na terça-feira (5). O retorno foi marcado por estreias de novos alunos e expectativas para o período letivo. A Secretaria Municipal de Ensino destaca avanços na infraestrutura escolar, com 25 unidades já climatizadas, renovação completa do mobiliário e instalação de parquinhos em todas as escolas. O secretário Lucas Bitencourt também ressalta a importância da participação dos alunos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) este ano.

Com a manhã de chuva, a volta às aulas na Escola Municipal Oliva Enciso, localizada no Bairro Tiradentes, foi tranquila e de estreia para uma das filhas da auxiliar administrativa Gabriela de Cássia, 32 anos. A adolescente de 14 anos morava com a avó em São Paulo e agora se mudou para a Capital sul-mato-grossense.

“Estou tranquila com essa volta às aulas. Já deixei a mais nova na creche e vim deixá-la agora. É o primeiro dia dela aqui, acredito que volte com mais gás”, disse Gabriele, ao lado da filha Luana Jara, que afirmou que estava um pouco nervosa para a estreia na nova escola.

“Nessas férias fiquei com minha irmã e com meus avós. Minha matéria preferida é ciências, quero ser perita criminal”, explicou a adolescente que agora integra a lista de mais de 1.220 alunos.

O marceneiro Sérgio Raimundo de Arantes, 59 anos, também foi deixar a filha na unidade. A menina de 13 anos está no oitavo ano e correu para a sala de aula assim que chegou em frente à escola.

“Sinto-me mais tranquilo agora com a volta às aulas. Eu e minha esposa trabalhamos o dia todo e só a vemos à noite. Passou as férias com o primo e a irmã mais velha”, afirmou o marceneiro.

“Agora começa a correria”: 115 mil alunos da Reme voltam às aulas nesta segunda
Alunos já dentro da sala de aula nesta segunda-feira (Foto: Marcos Maluf)

Já para a auxiliar administrativa Jocileine Pereira de Jesus, 39 anos, agora começa a correria. Com duas filhas estudando na mesma sala e também estreando em uma escola nova, ela não sabe como vai ser a rotina.

“Passaram as férias na casa dos avós paternos e estão começando hoje aqui. Não sei como vai ser. Agora começa a correria”, contou ao lado das meninas de 12 anos, Eloá Vitória, que não está tão animada, e Thaila Carolaine, que estava ansiosa para o retorno.

Acompanhando o início das atividades do segundo semestre, o secretário municipal de ensino Lucas Bitencourt afirmou que a expectativa é de que os alunos se sintam acolhidos e participem da Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

"Este ano, todo o Brasil realiza o exame do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), uma avaliação externa aplicada pelo Ministério da Educação. Diante disso, os alunos do segundo ano, de forma amostral, e todos os alunos do quinto e nono anos participarão do exame, que irá aferir o nível de proficiência e o fluxo escolar. Isso contribuirá para que a escola e o município possam captar recursos", disse o secretário.

Além disso, o titular da Semed (Secretaria Municipal de Ensino) pontuou que hoje 25 das 206 unidades escolares já estão climatizadas e já foram feitas aquisições de equipamentos para as outras escolas.

“Fizemos ainda a troca de 100% do mobiliário e hoje todas as escolas têm parquinhos, brinquedos pedagógicos e retomamos 13 obras paradas. Já fizemos a licitação e a empresa está instalando ar-condicionado em várias salas de aula”, detalhou.

“Agora começa a correria”: 115 mil alunos da Reme voltam às aulas nesta segunda
Secretário Lucas Bitencourt em conversa com os alunos (Foto: Marcos Maluf)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.