ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Após 7h, corpos de passageiros mortos são retirados de ônibus tombado na BR-163

Operação foi considerada delicada e contou com acompanhamento da perícia no local

Por Dayene Paz e Sidney Assis, de Coxim | 24/12/2025 14:05


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um grave acidente na BR-163, em Sonora, na véspera de Natal, resultou em duas mortes e deixou cerca de 40 pessoas feridas. O ônibus da empresa Terra Tur, que fazia o trajeto Cuiabá-Cascavel com 40 passageiros, tombou em uma curva acentuada próxima ao pedágio. As vítimas fatais foram Edimundo Brito dos Santos, 83 anos, e Janete do Carmo Garcia, 66 anos. O resgate do corpo de Edimundo exigiu uma operação delicada de destombamento do veículo, que durou aproximadamente sete horas. A maioria dos feridos foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Coxim, com dois casos graves previstos para transferência a Campo Grande.

Após cerca de sete horas de trabalho, equipes do Corpo de Bombeiros, com apoio da concessionária Motiva Pantanal, conseguiram destombar o ônibus envolvido no grave acidente registrado nas primeiras horas desta quarta-feira (24), véspera de Natal, na BR-163, em Sonora, para a retirada do corpo de uma das vítimas que ficou presa às ferragens. A operação foi considerada delicada e contou com acompanhamento da perícia no local.

O corpo retirado após o destombamento é de Edimundo Brito dos Santos, de 83 anos. A outra vítima fatal é Janete do Carmo Garcia, de 66 anos. Segundo as equipes de resgate, ambos morreram no local do acidente.

Com a retirada do veículo e a conclusão das buscas, foi confirmado que não há outras vítimas sob o ônibus, encerrando a suspeita inicial de mais mortes. Assim, o número oficial de óbitos permanece em duas pessoas.

Após 7h, corpos de passageiros mortos são retirados de ônibus tombado na BR-163
Corpo de uma das vítimas sendo retirado do local do acidente. (Foto: Sidney Assis, de Coxim)

Durante o atendimento da ocorrência, houve a suspeita de que uma criança de 7 anos estaria desaparecida, o que gerou apreensão e reforçou a necessidade do destombamento do coletivo. No entanto, posteriormente foi confirmado que a criança foi localizada e está internada em hospital, e que a confusão ocorreu devido à grande quantidade de vítimas e ao caos no momento do resgate.

As equipes da Polícia Civil, da Perícia Criminal e da PRF (Polícia Rodoviária Federal) permaneceram no local durante toda a manhã para os trabalhos de investigação e levantamento das circunstâncias do acidente. A Motiva Pantanal mobilizou um guincho de grande porte para auxiliar na operação, enquanto os bombeiros utilizaram equipamentos de desencarceramento. A remoção exigiu cautela para garantir a segurança das equipes e a preservação de possíveis evidências.

O acidente envolveu um ônibus da empresa Terra Tur, que fazia o trajeto de Cuiabá (MT) para Cascavel (PR). O motorista disse que "ficou tudo escuro", momento em que o veículo saiu à direita da pista e tombou a cerca de 15 quilômetros de Sonora, em uma curva acentuada, nas proximidades do pedágio. O veículo transportava 40 passageiros.

Além das duas mortes confirmadas, quase 40 pessoas ficaram feridas. A maioria das vítimas foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Coxim. Duas pessoas, em estado mais crítico, devem ser transferidas para hospitais de Campo Grande para atendimento especializado.

Nota da Motiva Pantanal - A concessionária Motiva Pantanal, afirmou que o Centro de Controle Operacional foi acionado às 5h18 para atender o acidente. Além das duas mortes, segundo nota enviada à imprensa, "foram removidas 37 vítimas leves, 1 em estado moderado, 1 em estado grave".

Para realizar o destombamento do veículo foi necessário apoio da concessionária de energia, para desligar um cabo que estava energizado, próximo ao veículo. "Após o desligamento, o veículo envolvido no acidente foi destombado e aguarda remoção pela empresa de transportes em área verde".

Ainda, segundo a Motiva Pantanal, em razão da ocorrência, a pista está sinalizada para redução de velocidade para atendimento às vitimas, sem interdição. "O tráfego segue sendo monitorado e orientado pelas equipes operacionais da Motiva Pantanal. Informações sobre condições de tráfego no local Disque Motiva Pantanal 0800 648 0163".

A reportagem ainda não conseguiu contato com a empresa responsável pelo transporte dos passageiros.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.