ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUINTA  11    CAMPO GRANDE 36º

Capital

Cobrança indevida de água, luz e telefone lideram reclamações em ação do Procon

Pelo segundo ano, van do órgão presta atendimento em frente ao Pátio Central até às 16h

Por Clara Farias e Maria Gabriela Arcanjo | 11/09/2025 09:58
Cobrança indevida de água, luz e telefone lideram reclamações em ação do Procon
Van estacionada na Rua Marechal Rondon (Foto: Marcos Maluf)

O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) Estadual estacionou a van em frente ao Shopping Pátio Central, nesta quinta-feira (11), para prestar esclarecimentos e registrar reclamações dos consumidores. A ação ocorre até as 16h, na Rua Marechal Rondon, no Centro, e inclui panfletagem dentro do shopping.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Procon Estadual realizou atendimento itinerante em frente ao Shopping Pátio Central, no Centro de Campo Grande, nesta quinta-feira. O objetivo foi esclarecer dúvidas e registrar reclamações de consumidores. A van do órgão ficou estacionada na Rua Marechal Rondon até às 16h, com panfletagem dentro do shopping. Esta é a segunda edição da ação no local, iniciada na quarta-feira, com 13 atendimentos, sendo três reclamações formalizadas. As principais queixas são contra empresas de água, energia e telefonia. A iniciativa celebra os 35 anos do Código de Defesa do Consumidor e busca orientar consumidores e fornecedores sobre seus direitos e deveres. O atendimento inclui triagem para verificar a necessidade de abertura de reclamação, seguida de contato direto com a empresa por e-mail.

A ação em frente ao local está em seu segundo ano e começou nesta quarta-feira (10), com 13 atendimentos, dos quais três viraram reclamações de fato. Conforme apurado pela reportagem, a maior parte das reclamações é contra as concessionárias de água e energia e as empresas de telefonia, quando ocorrem cobranças indevidas e multas abusivas.

Os atendimentos começam pela triagem, momento em que o atendente conversa com o consumidor para entender a situação. Depois, são passadas as informações necessárias para cada contexto. Caso haja necessidade, uma reclamação é aberta de imediato pelo próprio Procon. Nesses casos, os dados e o e-mail do usuário são informados à empresa para que ela dê continuidade à ocorrência.

Cobrança indevida de água, luz e telefone lideram reclamações em ação do Procon
Ana Célia Machado, servidora do Procon (Foto: Marcos Maluf)

A assessora do setor de relações institucionais do órgão, Gilsienny Munhoz, contou que o evento celebra os 35 anos do CDC (Código de Defesa do Consumidor). "É uma ação muito válida, principalmente no setor do comércio, para que as pessoas entendam que o Procon não defende apenas os consumidores, mas também os fornecedores que agem corretamente", disse. Ainda segundo ela, trata-se de uma parceria entre o Procon MS e o Pátio Central Shopping, pelo segundo ano consecutivo.

Ana Célia Machado, servidora do órgão, explica que o atendimento começa com a triagem. "Muitos chegam para tirar dúvidas e verificam se vale abrir reclamação. Nós falamos diretamente com a empresa, por e-mail", contou ao Campo Grande News.

A ação ocorre das 8h às 16h, na Rua Marechal Rondon, em frente ao Shopping Pátio Central.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.