Como ficam horários de atendimento em órgãos municipais após mudança?
Decreto de contingenciamento reduziu o expediente e também o atendimento ao público

Ao fim da tarde desta segunda-feira (3), a Prefeitura de Campo Grande atualizou o horário de funcionamento de diversas pastas e agências para se adequar ao novo horário de expediente em parte dos órgãos municipais. O atendimento presencial passa a ser das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira, conforme o Decreto nº 16.427/2025, que estabelece medidas de contingência e redução de custos.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Prefeitura de Campo Grande anunciou mudanças no horário de funcionamento de diversos órgãos municipais. O novo expediente, estabelecido pelo Decreto nº 16.427/2025, determina atendimento presencial das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira, como medida de contingência e redução de custos. Algumas unidades manterão horários diferenciados, como a Sefaz, que atenderá das 8h às 16h, e a Funsat, que funcionará das 7h às 17h. Serviços essenciais como saúde e educação não sofrerão alterações em seu funcionamento regular, mantendo o atendimento em horário integral.
Veja como fica em cada pasta:
- Leia Também
- Prefeitura decreta corte de salários e reduz expediente a partir de segunda
- Prefeitura confirma cancelamento dos Jogos Abertos de Campo Grande em 2025
A Funesp (Fundação Municipal de Esportes) tem atendimento ao público até às 13h30, enquanto parques e praças administrados pela fundação permanecem abertos até as 21h. Oficinas e treinos do Movimenta CG seguem normalmente, sem alteração nos horários.
Já a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), USFs, UBSs, UPAs, CEMs e CRSs mantêm atendimento normal. Já os serviços administrativos e o almoxarifado funcionam até as 13h30. O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) não teve mudança no horário.
A Sefaz (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento) atende na CAC (Central de Atendimento ao Cidadão) das 8h às 16h, sem intervalo para almoço. O mesmo horário vale para negociações de dívidas e para o Refis 2025, que ocorrerá de 5 de novembro a 12 de dezembro.
Na Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal), o atendimento será das 7h30 às 13h30, com oferta de 30 senhas diárias para atendimento de cães e gatos. Os serviços incluem consultas, vacina antirrábica, vermífugo e arrapaticida, mediante apresentação de documento com foto, comprovante de residência e cadastro ativo no CadÚnico.
A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) também atenderá das 7h30 às 13h30. Já a Funsat (Fundação Social do Trabalho) funcionará das 7h às 17h, mantendo serviços de intermediação de vagas, capacitação profissional e programas como Emprega CG e Super Quarta.
Na Semed (Secretaria Municipal de Educação), as escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) seguem com expediente normal. O atendimento administrativo na sede da secretaria será até as 13h30.
A Emha (Agência Municipal de Habitação) terá expediente exclusivo para Reurb (Regularização Fundiária Urbana) das 7h30 às 13h30, e atendimento no Pátio Central das 8h às 14h, com serviços de cadastro geral, atualização de dados e renegociação de dívidas.
Já a Sejuv (Secretaria da Juventude), os cursos do mês de novembro seguem programados entre 7h30 e 11h, incluindo capacitações em informática, marketing digital, cílios fio a fio e manicure e pedicure.
A Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) prestará todos os atendimentos presenciais das 7h30 às 13h30, como protocolo, recepção e serviços técnicos.
Por fim, na Semades (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio), os atendimentos com senhas EA e EH, voltados a temas urbanísticos e ambientais, funcionarão das 7h30 às 13h30 no prédio anexo à CAC. Já os serviços digitais, como alvarás, habite-se e aprovação de projetos, continuam disponíveis 24 horas por meio do sistema de Aprovação Digital.
O setor de Posturas (senha G) atenderá das 8h às 16h, incluindo demandas sobre feiras livres, mesas em calçadas, publicidade e o Reviva Centro. Atendimentos cartográficos, de patrimônio e parcelamento do solo ocorrem até as 13h30, com serviços de certidões e anuência rural disponíveis entre 8h e 16h.
Gerências de Turismo, Agronegócio, Agricultura Familiar, Fomento à Indústria e Comércio e o Programa Prodes (Incentivos ao Desenvolvimento Econômico e Social) também terão expediente das 7h30 às 13h30.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

