ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUINTA  06    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Como ficam horários de atendimento em órgãos municipais após mudança?

Decreto de contingenciamento reduziu o expediente e também o atendimento ao público

Por Gustavo Bonotto | 03/11/2025 21:15
Como ficam horários de atendimento em órgãos municipais após mudança?
Fachada da Prefeitura de Campo Grande, situada na Avenida Afonso Pena. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Ao fim da tarde desta segunda-feira (3), a Prefeitura de Campo Grande atualizou o horário de funcionamento de diversas pastas e agências para se adequar ao novo horário de expediente em parte dos órgãos municipais. O atendimento presencial passa a ser das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira, conforme o Decreto nº 16.427/2025, que estabelece medidas de contingência e redução de custos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande anunciou mudanças no horário de funcionamento de diversos órgãos municipais. O novo expediente, estabelecido pelo Decreto nº 16.427/2025, determina atendimento presencial das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira, como medida de contingência e redução de custos. Algumas unidades manterão horários diferenciados, como a Sefaz, que atenderá das 8h às 16h, e a Funsat, que funcionará das 7h às 17h. Serviços essenciais como saúde e educação não sofrerão alterações em seu funcionamento regular, mantendo o atendimento em horário integral.

Veja como fica em cada pasta:

A Funesp (Fundação Municipal de Esportes) tem atendimento ao público até às 13h30, enquanto parques e praças administrados pela fundação permanecem abertos até as 21h. Oficinas e treinos do Movimenta CG seguem normalmente, sem alteração nos horários.

Já a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), USFs, UBSs, UPAs, CEMs e CRSs mantêm atendimento normal. Já os serviços administrativos e o almoxarifado funcionam até as 13h30. O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) não teve mudança no horário.

A Sefaz (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento) atende na CAC (Central de Atendimento ao Cidadão) das 8h às 16h, sem intervalo para almoço. O mesmo horário vale para negociações de dívidas e para o Refis 2025, que ocorrerá de 5 de novembro a 12 de dezembro.

Na Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal), o atendimento será das 7h30 às 13h30, com oferta de 30 senhas diárias para atendimento de cães e gatos. Os serviços incluem consultas, vacina antirrábica, vermífugo e arrapaticida, mediante apresentação de documento com foto, comprovante de residência e cadastro ativo no CadÚnico.

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) também atenderá das 7h30 às 13h30. Já a Funsat (Fundação Social do Trabalho) funcionará das 7h às 17h, mantendo serviços de intermediação de vagas, capacitação profissional e programas como Emprega CG e Super Quarta.

Na Semed (Secretaria Municipal de Educação), as escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) seguem com expediente normal. O atendimento administrativo na sede da secretaria será até as 13h30.

A Emha (Agência Municipal de Habitação) terá expediente exclusivo para Reurb (Regularização Fundiária Urbana) das 7h30 às 13h30, e atendimento no Pátio Central das 8h às 14h, com serviços de cadastro geral, atualização de dados e renegociação de dívidas.

Já a Sejuv (Secretaria da Juventude), os cursos do mês de novembro seguem programados entre 7h30 e 11h, incluindo capacitações em informática, marketing digital, cílios fio a fio e manicure e pedicure.

A Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) prestará todos os atendimentos presenciais das 7h30 às 13h30, como protocolo, recepção e serviços técnicos.

Por fim, na Semades (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio), os atendimentos com senhas EA e EH, voltados a temas urbanísticos e ambientais, funcionarão das 7h30 às 13h30 no prédio anexo à CAC. Já os serviços digitais, como alvarás, habite-se e aprovação de projetos, continuam disponíveis 24 horas por meio do sistema de Aprovação Digital.

O setor de Posturas (senha G) atenderá das 8h às 16h, incluindo demandas sobre feiras livres, mesas em calçadas, publicidade e o Reviva Centro. Atendimentos cartográficos, de patrimônio e parcelamento do solo ocorrem até as 13h30, com serviços de certidões e anuência rural disponíveis entre 8h e 16h.

Gerências de Turismo, Agronegócio, Agricultura Familiar, Fomento à Indústria e Comércio e o Programa Prodes (Incentivos ao Desenvolvimento Econômico e Social) também terão expediente das 7h30 às 13h30.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.