ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  21    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Conhecida pelo carisma e riso fácil, Vanessa completaria 43 anos neste domingo

A jornalista teve sua vida e carreira profissional interrompidas pelo feminicídio

Por Izabela Cavalcanti | 16/02/2025 10:10
Conhecida pelo carisma e riso fácil, Vanessa completaria 43 anos neste domingo
Vanessa Ricarte, sorridente em foto postada nas redes sociais (Foto: Arquivo pessoal)

Alegre, comunicativa, carismática, riso fácil, honesta e uma infinidade de qualidades. Assim era conhecida a jornalista Vanessa Ricarte, que completaria 43 anos, neste domingo, dia 16 de fevereiro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Vanessa Ricarte, jornalista conhecida por seu carisma e alegria, completaria 43 anos em 16 de fevereiro. Sua vida foi tragicamente interrompida por um feminicídio cometido por seu ex-noivo, que a esfaqueou no peito. Vanessa, natural de Três Lagoas e formada pela UFMS, teve uma carreira notável em comunicação e também se aventurou na confeitaria. Amigos relembram sua personalidade vibrante e lamentam a perda. Ela havia relatado à polícia o comportamento abusivo do ex-noivo, que era dependente químico. Vanessa planejava se casar no civil em 14 de fevereiro, mas sua vida foi brutalmente ceifada.

Mas sua vida e carreira profissional foram interrompidas pelo feminicídio, quando o ex-noivo, Caio Nascimento, a assassinou brutalmente com três facadas no peito, no dia 12 de fevereiro.

Vanessa morava em Campo Grande, mas nasceu em Três Lagoas, em 1982. Sua paixão pela comunicação iniciou logo na infância, por meio da leitura de livros.

Chegou à Capital em meados de 2000 para estudar Jornalismo e se formou pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em 2005.

Depois de formada, se tornou professora de redação por sete anos; se aventurou por redações de Campo Grande; e consolidou sua carreira sendo assessora de comunicação de instituições públicas e privadas.

Trabalhou na Emha (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários); Sebrae; Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico); Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul); e atualmente estava como assessora de imprensa no Ministério Público do Trabalho.

Por um tempo, Vanessa optou por ter uma nova ocupação, virou confeiteira, fazendo bolos, tortas e doces. Em 2013, decidiu mudar de vida com exercício físico e dieta, quando conseguiu emagrecer  38 quilos, mudança que foi registrada pelo Campo Grande News. Entre suas paixões estava a profissão, a leitura e o CrossFit.

Nas redes sociais, amigos próximos relembram momentos com Vanessa, no dia em que seria seu aniversário. O jornalista Joilson Francelino disse que na terça-feira (11), um dia antes do ocorrido, Vanessa havia comentado sobre sair ou fazer um churrasco para comemorar. Uma das músicas que resumia sua vida era: “Eu Mereço Ser Feliz” e “A Amizade”.

Conhecida pelo carisma e riso fácil, Vanessa completaria 43 anos neste domingo
No velório, fotos e flores homenageiam Vanessa, que se tornou o 2º caso de feminicídio em MS (Foto: Juliano Almeida)

“Meu coração está partido desde que você se foi, minha amiga. Ou melhor, desde que cometeram a injustiça de interromper uma vida tão linda como a sua. Rica de arte, assim era a Vanessa Ricarte. Rica também em simplicidade, humildade e no trato com os outros. Você era única, minha amiga”, escreveu Joilson em uma publicação do Instagram.

A amizade começou em 2016, quando, juntos, perderam uma campanha política. “Vou sentir falta do seu sorriso radiante, das suas gargalhadas, do seu jeito expressivo e dos seus atrasos intermináveis. Vou ter que me acostumar com a lembrança de todos os momentos felizes que vivi ao seu lado. Seu nome será eternizado, e faremos justiça por você. Valeu por ter existido, eterna amiga”, finalizou.

Monstro - Se Vanessa tivesse vivido um relacionamento saudável, no dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados nos Estados Unidos e na Europa, ela estaria celebrando, também, seu casamento no civil. Ela relata em áudio, que no começo ele era maravilhoso, mas virou um monstro.

No depoimento dado à Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), ao qual o Campo Grande News teve acesso, a jornalista afirmou que estava morando com Caio desde agosto do ano passado e que ele era dependente químico, além de beber todos os dias e ficar embriagado com frequência.

Depois de ameaças e de expor fotos íntimas de Vanessa, ela já havia terminado a relação, mas o homem recusava-se a sair da residência.

Vanessa revelou à amiga e sócia, Alessandra Izaac, que o ex estava “virado”, usando cocaína e álcool há cinco dias, quando publicou fotos dela nua em rede social com um link para um site de filmes pornográficos.

Antes de ir à Deam, a vítima acreditava que teria suporte para tirar o ex-noivo de casa, que se recusava a deixar o imóvel alugado por ela e dizia, conforme áudio enviado por Vanessa a outro amigo, que só sairia do local “com a polícia”. O que não ocorreu, Vanessa não foi escoltada até sua casa para pegar seus pertences.

Caio foi preso em flagrante. O músico já possui pelo menos 11 registros de violência doméstica, incluindo um contra sua própria mãe.

Resposta - Em vídeo, o delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Lupérsio Degerone Lucio, deu um posicionamento sobre os relatos divulgados em áudio. Ele afirma que a "Polícia Civil está e estará sempre do lado da vítima e dos familiares. Externamos a nossa solidariedade".

Lupérsio disse ainda que, por orientação do governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB) e da Sejusp (Secretária Estadual de Justiça e Segurança Pública), foi instaurado um procedimento para apurar a situação. "Quero enfatizar que tivemos uma reunião para aprimorar o atendimento às vítimas no âmbito da delegacia até o posterior deferimento das medidas".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias