ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Construtora de São Paulo vai transformar Uniderp Agrárias em condomínio de casas

Terreno não foi vendido e será permutado com o proprietário, o ex-senador e professor Pedro Chaves

Por Izabela Cavalcanti | 10/10/2025 14:10
Construtora de São Paulo vai transformar Uniderp Agrárias em condomínio de casas
Início da demolição na recepção do laboratório de Medicina Veterinária da Uniderp Agrárias (Foto: Izabela Cavalcanti)

O terreno que abrigou por 29 anos o curso de Ciências Agrárias da Uniderp começa a escrever uma nova história. Agora, o espaço será transformado em um condomínio de casas de alto padrão.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O antigo campus de Ciências Agrárias da Uniderp, em Campo Grande, será transformado em um condomínio de alto padrão pela construtora paulista Artesano Urbanismo. O terreno de 133 mil metros quadrados, que abrigou a instituição por 29 anos, foi negociado por meio de permuta com o ex-senador Pedro Chaves, que manterá 40% de participação no empreendimento. A decisão veio após tentativas frustradas de manter o espaço como centro educacional, incluindo negociações com o Governo do Estado para uma Academia Militar e com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. O local, que sofreu depredações após sua desativação em janeiro de 2024, contava com mais de 20 mil metros quadrados de área construída, incluindo 50 blocos e 52 laboratórios.

A responsável pelo futuro empreendimento é a Artesano Urbanismo, construtora de São Paulo, reconhecida por projetos voltados a áreas permeáveis, com muito verde e espécies nativas. Os detalhes da obra ainda não foram divulgados.

As demolições já começaram. Tapumes cercam o terreno de 133 mil m² (13,3 hectares), que tinha uma imponente estrutura de mais de 20 mil m² construídos, com piscina, campo de futebol, 50 blocos, dezenas de salas de aula e 52 laboratórios.

Pelos corredores, a equipe de reportagem caminha entre cacos de vidro estalando, entulhos espalhados, restos de construções e poeira suspensa no ar. Alguns locais até perigosos de pisar, com risco de afundamento. Lá dentro, a voz ecoa em meio ao silêncio.

Construtora de São Paulo vai transformar Uniderp Agrárias em condomínio de casas
Um dos corredores da Uniderp Agrárias, sem luz, abandonado e sujo (Foto: Izabela Cavalcanti

O negócio foi firmado por meio de permuta com o proprietário do imóvel, o ex-senador e professor Pedro Chaves dos Santos Filho. Ele cedeu a área e receberá participação de 40%.

Esse foi o fim de uma era, mas de forma inesperada. Pedro Chaves não imaginava que décadas dedicadas à educação acabariam assim. Desde que o prédio ficou sem uso em janeiro do ano passado, seu desejo sempre foi ver o local renascer como outro centro de ensino, não como um empreendimento imobiliário.

As tentativas de negociação passaram pelas mãos do Governo do Estado para transformá-lo em uma Academia Militar. Primeiro, para a formação de oficiais da Polícia Militar; depois, para a formação de oficiais do Corpo de Bombeiros. Ambas sem êxito.

Mais tarde, ele foi procurado pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) para sediar a reitoria. Apesar do esforço junto ao governo federal, o negócio também não prosperou.

Em meio a tudo isso, o dono do imóvel já havia sido procurado pelo menos dez vezes pela Artesano Urbanismo, que tentava firmar uma parceria.

“Depois de aguardar mais de dois anos, com o prédio e as instalações depredados por ambulantes, ladrões e invasores, que roubaram fios, padrões elétricos, transformadores, carteiras e muito mais, não restou outra alternativa a não ser negociar a área com uma empresa privada”, explicou ao Campo Grande News.

Chaves também falou sobre a vontade de transformar o local, cuja reforma tinha estimativa inicial de R$ 2 milhões. “Eu sempre quis repassar a área para uma instituição de ensino; busquei muito esse caminho e não podia perder esse legado. Vi que, na verdade, isso não ia prosperar e que eu não podia deixar o imóvel parado, então tive de desmobilizar e construir um grande condomínio. Lamentei bastante tudo isso”, desabafou.

Agora, o condomínio vai disputar mercado com o Lieu Unique, da Plaenge, loteamento de luxo com terrenos entre 502 m² e 1.351 m², localizado no bairro Chácara dos Poderes.

Além disso, já está sendo construído um viaduto no cruzamento da BR-163 (chamada de Avenida Alexandre Herculano no perímetro urbano) com a Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo para atender a movimentação dos novos moradores.

A obra está estimada em R$ 25 milhões, sendo uma medida compensatória de trânsito exigida pela Prefeitura de Campo Grande para a construtora.

Construtora de São Paulo vai transformar Uniderp Agrárias em condomínio de casas
Piscina da Uniderp Agrárias em meio a entulhos da destruição (Foto: Izabela Cavalcanti)

Histórico – Em 1970, Pedro Chaves começou a construir um “império” no setor educacional privado, quando fundou a Cesup (Centro de Ensino Superior de Campo Grande) que acabou se tornando Uniderp em 1990. Em 1995 foi fundada o Campus de Ciências Agrárias da Uniderp.

Chaves foi reitor da Uniderp até outubro de 2006, quando a vendeu para Anhanguera Educacional Participações S.A., de São Paulo, que passou a gerenciar as duas unidades: uma na Rua Ceará e outra na Avenida Desembargador Leão Neto, próxima à BR-163. No entanto, os prédios continuaram em seu nome.

Já no ano de 2008, a universidade passou a denominar-se Universidade Anhanguera-Uniderp. Em 2013, foi adquirida pelo Grupo Kroton Educacional, voltando a ser denominada Uniderp.

O prédio da Agrárias foi entregue em janeiro de 2024, e todos os cursos passaram para o campus da Rua Ceará. Nesta unidade, o contrato foi renovado por mais 10 anos.

Construtora de São Paulo vai transformar Uniderp Agrárias em condomínio de casas
Área do clube do condomínio da Artesano Urbanismo, em Ribeirão Preto (Foto: Izabela Cavalcanti)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.