Ciclone extratropical traz chuva com ventos e granizo para Mato Grosso do Sul
Temperaturas devem cair em várias regiões com mínimas entre 12°C e 15°C

A formação de um ciclone extratropical deve provocar mudanças no tempo em Mato Grosso do Sul a partir deste fim de semana. Conforme o Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), há previsão de chuvas intensas, tempestades e até queda de granizo em algumas regiões do Estado nos próximos dias.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um ciclone extratropical provocará mudanças significativas no clima de Mato Grosso do Sul a partir deste fim de semana. O Cemtec/MS prevê chuvas intensas, tempestades e possível queda de granizo em diversas regiões do estado. A partir de domingo, uma frente fria associada ao ciclone trará tempestades com raios e rajadas de vento. As temperaturas devem cair, com mínimas entre 12°C e 15°C no Sul do Estado. O Inmet emitiu alerta de temporal para 55 municípios sul-mato-grossenses.
Para esta sexta-feira (10), o tempo segue firme e com sol. As temperaturas continuam altas, mas no sábado (11), começam as mudanças que devem ser sentidas pela população a partir do domingo (12), após o avanço de uma frente fria associada ao ciclone.
Segundo o Cemtec, há risco de tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Os acumulados de chuva podem superar 30 milímetros em 24 horas, especialmente entre segunda-feira (13) e terça-feira (14). Além disso, as temperaturas devem cair em várias regiões, com mínimas entre 12°C e 15°C no sul do Estado.
Em Campo Grande, a previsão é de 22°C e 31°C para o fim de semana, mas segunda-feira não passa dos 28°C com rajas de vento e possibilidade de chuvas isoladas. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) inclusive publicou alerta de temporal para 55 cidades de Mato Grosso do Sul.
Ciclones extratropicais – diferentes dos ciclones tropicais – são movidos pelo contraste térmico entre diferentes massas de ar e se organizam em frentes frias e quentes. Trata-se de um fenômeno comum no Sul do Brasil e em outras regiões do mundo de clima temperado.
Ele é um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma em latitudes médias, quando as massas de ar frio e quente se encontram.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.