Campo Grande terá marca chinesa com carros híbridos e elétricos de 1.000 km
Aliança entre Grupo Enzo e Stellantis viabiliza a chegada da Leapmotor em MS
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A capital de Mato Grosso do Sul será uma das primeiras cidades brasileiras a receber uma concessionária da Leapmotor, marca chinesa de veículos eletrificados que chega ao país em novembro. A operação local será conduzida pelo Grupo Enzo, com instalação na Rua Joaquim Murtinho, no bairro Miguel Couto. A marca apresentará inicialmente dois modelos: o SUV C10, nas versões elétrica e ultra-híbrida, e o SUV B10 eletrificado. O destaque é o sistema REEV, que utiliza motor a combustão como gerador de energia, garantindo autonomia de até 970 quilômetros. A Leapmotor é resultado de uma joint venture entre Stellantis e a própria marca chinesa.
Campo Grande se prepara para novo capítulo na história da mobilidade elétrica. A capital sul-mato-grossense será uma das primeiras cidades do Brasil a receber uma concessionária da Leapmotor, marca chinesa de veículos eletrificados que estreia no país em novembro. A operação local será conduzida pelo Grupo Enzo.
A chegada da Leapmotor ao Brasil é resultado da joint venture internacional firmada entre a Stellantis e a própria Leapmotor, consolidada no ano passado, com o objetivo de expandir a presença global da marca. A Stellantis, dona de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, será responsável por fornecer suporte de rede, pós-venda e infraestrutura.
Em Campo Grande, a nova concessionária está sendo instalada na Rua Joaquim Murtinho, 2350, no bairro Miguel Couto, ao lado da tradicional unidade Fiat Enzo, o que simboliza a integração entre a história de quatro décadas do grupo e o novo momento da mobilidade elétrica da Stellantis. A comercialização começa em novembro.
Dois modelos na estreia
A Leapmotor apresentará inicialmente dois modelos eletrificados: o SUV C10, disponível nas versões BEV (Battery Electric Vehicle, 100% elétrica) e REEV (Range Extender Electric Vehicle, sistema ultra-híbrido), e o SUV B10, também eletrificado.
O destaque é o sistema REEV (Range Extender Electric Vehicle), que utiliza um motor a combustão apenas como gerador de energia para recarregar a bateria. Isso garante autonomia de até 970 km — e, segundo informações da Stellantis, pode chegar a mil quilômetros com a tecnologia otimizada para o Brasil. O sistema elimina a chamada “ansiedade de autonomia”, comum entre motoristas de veículos elétricos.
“É um carro muito tecnológico, com acabamento de alto padrão e foco em conectividade. Ele oferece uma experiência de condução sofisticada e autonomia que permite viajar longas distâncias com total confiança”, explica Alex Dalacqua, gerente da Leapmotor Enzo, que participou do treinamento técnico na fábrica.

Tecnologia e independência produtiva
Segundo o diretor comercial William Almeida, um dos diferenciais da Leapmotor está na produção própria de 70% dos componentes, incluindo baterias, softwares e sistemas multimídia. “Enquanto outras montadoras dependem de fornecedores terceirizados, a Leapmotor fabrica o coração do carro. Isso significa maior controle de qualidade e mais segurança para o consumidor”, destacou.
Além disso, os carros contam com sistema de recarga rápida e wallbox residencial. Os primeiros clientes que adquirirem os modelos no Brasil receberão o carregador e um bônus de instalação em parceria com a GreenV, empresa homologada pela Stellantis.
Adaptação ao mercado brasileiro
Os veículos da Leapmotor passaram por 17 meses de ajustes para atender às condições e preferências do consumidor brasileiro. As mudanças incluíram a suspensão adaptada e a calibração do motor híbrido para operar com gasolina que contém até 30% de etanol, o que aumenta a eficiência e reduz custos.
A Stellantis detém 51% de participação na Leapmotor e é responsável pela expansão global da marca. Na prática, a Leapmotor mantém o controle apenas das operações na China, enquanto fora do país a gestão e comercialização ficam sob comando da Stellantis. A estratégia do grupo é oferecer ao consumidor “liberdade de escolha” entre tecnologias 100% elétricas e híbridas.
Campo Grande no mapa da eletrificação
Com mais de 40 anos de atuação, o Grupo Enzo foi escolhido para liderar a operação da Leapmotor em Mato Grosso do Sul, reforçando sua tradição em representar grandes marcas automotivas.
“Nossa história começou com a Fiat há quatro décadas, e agora celebramos esse novo capítulo ao lado de uma marca que representa o futuro da mobilidade. A Leapmotor chega com a força da Stellantis e a confiança do Grupo Enzo para acelerar a transição rumo a um transporte mais inteligente e sustentável”, afirmou William Almeida.
A concessionária de Campo Grande será inaugurada simultaneamente a outras lojas em diversas regiões do país. No total, serão 36 unidades da Leapmotor em operação até o fim do ano, consolidando o Brasil como porta de entrada da marca chinesa na América Latina.