ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Deam vai às ruas capturar autores de violência doméstica em MS

Durante o dia, serão cumpridos mandados de prisões e de buscas e apreensão

Por Bruna Marques | 18/12/2024 06:36
Policial da Deam durante ação em outra operação (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Policial da Deam durante ação em outra operação (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

A Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) deflagrou na manhã desta quarta-feira (18) a “Operação Aurora, por um amanhecer sem feminicídio”. As equipes foram às ruas logo nas primeiras horas do dia para capturar autores de violência doméstica. A ação está ocorrendo em todo Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Mato Grosso do Sul deflagrou a "Operação Aurora" nesta quarta-feira (18), com foco na captura de autores de violência doméstica. A operação envolve cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão, além da colocação de tornozeleiras eletrônicas. A ação ocorre em todo o estado e visa combater o aumento de feminicídios em 2024, que já superou o número de casos registrados em 2023.

Durante o dia, serão cumpridos mandados de prisões, de buscas e apreensão, além de colocar tornozeleira eletrônica nos agressores. Até o momento, não foi divulgado o número de mandados.

A delegada titular da Deam, Elaine Benicasa, informou que às 10h atenderá à imprensa para divulgar o balanço da operação. A coletiva terá a participação do delegado geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lucio.

No dia 2 de agosto, equipes da Deam prenderam 12 homens, contra eles havia mandados de prisão em aberto. A ação fez parte da operação “Mulheres em foco” visando intensificar os trabalhos de enfrentamento à violência de gênero.

Feminicídios – Somente em 2024, 31 mulheres foram assassinadas por maridos ou namorados em Mato Grosso do Sul. Nove delas foram mortas em Campo Grande. Número que já ultrapassa os do ano passado, segundo dados da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública).

O número já supera o total do ano passado, quando 30 mulheres foram vítimas de feminicídio no Estado. De 2020 até agora, 175 mulheres foram assassinadas por seus parceiros ou ex-companheiros.

Equipes da Deam reunidas na manhã de hoje antes de sair para cumprir mandados (Foto: Divulgação/Deam)
Equipes da Deam reunidas na manhã de hoje antes de sair para cumprir mandados (Foto: Divulgação/Deam)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias