ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Debate sobre "vivência na cidade" será realizado em duas aldeias de Campo Grande

Nesta quinta-feira é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas

Izabela Cavalcanti | 09/08/2023 07:36
Indígena em aldeia de Mato Grosso do Sul (Foto: Bruno Rezende)
Indígena em aldeia de Mato Grosso do Sul (Foto: Bruno Rezende)

Nesta quarta-feira (9), Dia Internacional dos Povos Indígenas, será realizada a ação “Kuña Mbarete” (mulher forte), na Aldeia Água Bonita, em Campo Grande, com o objetivo de debater o contexto urbano para estes povos. Além disso, na Câmara Municipal também terá audiência pública para discutir sobre o tema “Direitos Indígenas Urbanos”.

Já na quinta-feira (10), as ações do Kuña Mbarete serão realizadas na Aldeia Darcy Ribeiro, também na Capital.

De acordo com o subsecretário estadual de Políticas Públicas para os Povos Originários, Fernando Souza, os serviços que serão oferecidos resultam da responsabilidade dos direitos do cidadão. “É muito importante que esse esforço seja compartilhado com outras instituições que tenham também essa obrigação ou tenham interesse em contribuir para que, de fato, os serviços cheguem na ponta, para quem precisa. Estamos avançando na questão do respeito à diversidade étnica e cultural”, explica.

Nas aldeias, serão ofertados serviços de registro de boletim de ocorrência, palestras sobre enfrentamento à violência, cadastros para encaminhamentos ao mercado de trabalho, emissão de carteira de trabalho, testes rápidos de HIV/Sífilis/Hepatite B e C, dinâmicas sobre saúde mental, vacinação contra a gripe, cortes de cabelo, além de atendimentos relacionados à promoção aos direitos sociais e de cidadania.

A ação integra as atividades da Campanha Agosto Lilás, e é promovida pela Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania); Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres e Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para os Povos Originários, tendo a parceria da Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher).

Também estão em parceria a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul); DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena/MS); Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas); Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) e SDHU (Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos  de Campo Grande).

Audiência pública - A Câmara Municipal de Campo Grande também realiza, nesta quarta-feira, às 9h, audiência pública para discutir sobre o tema “Direitos Indígenas Urbanos”.

A audiência foi convocada pela Comissão Especial das Causas Indígenas da Casa, composta pelos vereadores Professor André Luís (presidente), Luiza Ribeiro (vice), Coronel Villasanti, Zé da Farmácia e Ademir Santana.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias