Em dia pós-ameaças, 40% dos estudantes faltaram na rede estadual
De acordo com a SED, 348 unidades da rede estadual realizaram ações relacionadas a segurança escolar
Realização de atividades relacionadas a segurança no ambiente escolar registrou a presença de 60% dos estudantes em 348 unidades da rede estadual de ensino, segundo informações repassadas pela SED (Secretaria do Estado de Educação) durante o início da noite desta quinta-feira (20).
Em nota, a pasta pontuou que a realização das atividades foi considerada um sucesso. "Tivemos adesão em todas as unidades da rede, inclusive com muitas promovendo acolhimento inclusive com a comunidade em geral", disse o comunicado.
A ação, conforme noticiada pelo Campo Grande News, intensificou o policiamento nas proximidades das unidades escolares. “Nós temos o efetivo intensificado, tanto nas rondas quanto na presença em pontos estratégicos na cidade e em todo o Estado”, afirmou o coronel Wagner Ferreira da Silva, secretário executivo da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).
Além disso, na Capital, a atuação das equipes responsáveis pelas rondas do programa “Escola Segura, Família Forte” também será intensificada. O foco na segurança da comunidade escolar e atenção máxima para ameaça de violência teve reforços diversos desde a semana passada.
Como previsto, as escolas da rede estadual recepcionaram os alunos de forma diferente. A acolhida especial contou com música, balões, mensagens, "termômetro de sentimentos" e até chocolates.
Os pais que decidiram levar os filhos à escola hoje venceram o temor que sentiam com as ameaças que circularam nas redes sociais nas últimas semanas, acreditando na segurança e no diálogo que travaram durante os últimos dias. Os alunos foram para a aula munidos de muitas recomendações e, alguns, com a descrença sobre qualquer ataque real.
A reportagem buscou por dados relacionados a Reme (Rede Municipal de Ensino), mas não obteve retorno da Semed (Secretaria Municipal de Educação) até o fechamento desta matéria. O espaço continuará aberto.