ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Metanol expõe quanto de bebida clandestina abastece a noite da Capital

Ação conjunta apreende destilados irregulares e leva gerente da Valley Pub à delegacia

Por Bruna Marques e Gabi Cenciarelli | 05/10/2025 01:10


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma operação de fiscalização em estabelecimentos noturnos de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, resultou na apreensão de bebidas irregulares no Valley Pub, localizado na Avenida Afonso Pena. A ação, realizada no sábado (4), foi motivada pela preocupação com casos suspeitos de intoxicação por metanol na região.Durante a vistoria, foram encontradas garrafas de vinhos importados, bebidas frisantes e destilados com indícios de irregularidades, incluindo produtos vencidos. O estado registra cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol, com uma morte confirmada. A nível nacional, são 195 notificações e 13 óbitos em investigação.

A operação de fiscalização em casas noturnas e tabacarias de Campo Grande na noite deste sábado (4) expôs o tamanho do risco que o consumo de bebidas clandestinas representa para quem frequenta a noite da Capital. A ação foi motivada pela preocupação com casos suspeitos de intoxicação por metanol e resultou na apreensão de bebidas irregulares no Valley Pub, localizado na Avenida Afonso Pena, e na condução do gerente à delegacia.

A operação da DECON (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) contou com o apoio das equipes do Garras (Delegacia de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros), da Vigilância Sanitária e da Guarda Civil Metropolitana. O foco é identificar estabelecimentos que comercializam produtos de origem duvidosa ou sem comprovação de procedência, o que pode colocar em risco a saúde dos consumidores.

Metanol expõe quanto de bebida clandestina abastece a noite da Capital
Caixa com garrafas de tequila e essências de narguilé apreendidas pela força-tarefa (Foto: Gabi Cenciarelli)

Durante a vistoria no Valley Pub, foram apreendidas garrafas de vinhos de rótulos variados, entre eles Angélica Zapata, de origem argentina, e Les Vignes de L’Enfant Jésus, aparentemente francês. Também havia bebidas frisantes e espumantes rosé com tampas azul-claro, semelhantes às de marcas como Lambrusco Rosé. Entre os destilados, os agentes encontraram as tequilas José Cuervo Especial (Gold) e Azteca de Oro, além de um maço de essência Tangiers sabor Cane Mint, usada em narguilés. Algumas das bebidas estavam vencidas, o que reforçou as suspeitas sobre irregularidades no armazenamento e na comercialização dos produtos.

Metanol expõe quanto de bebida clandestina abastece a noite da Capital
Vinhos e espumantes de diferentes rótulos foram apreendidos; algumas garrafas estavam vencidas (Foto: Gabi Cenciarelli)

Já em uma tabacaria na Avenida Júlio de Castilhos, os agentes fiscalizaram bebidas, essências e o alvará de funcionamento. O gerente Gabriel Almeida Duarte informou que o estabelecimento foi liberado após a checagem. “Eles olharam tudo e não encontraram nada irregular”, afirmou. Apenas uma caixa de essência de narguilé foi apreendida por falsificação, já que a marca apresentava diferença de grafia, um “g” a menos no nome.

Metanol expõe quanto de bebida clandestina abastece a noite da Capital
Policial da Decon recolhe caixas de bebidas apreendidas na fiscalização (Foto: Gabi Cenciarelli)

Com a operação, as forças de segurança reforçam o alerta: parte das bebidas que circulam em festas, bares e baladas pode não ser original. O consumo de álcool adulterado, especialmente com metanol, pode causar graves intoxicações, cegueira e até a morte. A Vigilância Sanitária mantém as análises dos produtos apreendidos e deve encaminhar um relatório à Polícia Civil, que investiga a origem das bebidas e possíveis crimes contra as relações de consumo.

Na sexta-feira (3), autoridades estaduais se reuniram na sede da SES (Secretaria de Estado de Saúde) para discutir medidas de intensificação da fiscalização, aprimoramento do atendimento médico a pacientes com suspeita de intoxicação e procedimentos de coleta e análise laboratorial de amostras.

Metanol expõe quanto de bebida clandestina abastece a noite da Capital
Viatura da Decon em frente ao Valley Pub, na Avenida Afonso Pena (Foto: Juliano Almeida)

Conforme o MS (Ministério da Saúde), Mato Grosso do Sul registra cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol, incluindo a morte de Matheus Santana Falcão, de 21 anos, na Capital. No total, o país soma 195 notificações e 13 óbitos em investigação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.