ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, TERÇA  21    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Motorista de BMW recorre ao chefe do MP para encerrar ação por morte no trânsito

Procurador-Geral dará a palavra final sobre acordo de não persecução penal antes de processo seguir

Por Anahi Zurutuza | 21/10/2025 17:12
Motorista de BMW recorre ao chefe do MP para encerrar ação por morte no trânsito
BMW e Honda Biz, os veículos envolvidos no acidente fatal (Foto: Direto das Ruas/Arquivo)

A defesa de Lucca Assis Mandetta, de 28 anos, foi ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) numa nova tentativa de livrar o cliente da acusação de homicídio. Em agosto do ano passado, na direção de uma BMW X1, o motorista avançou o sinal vermelho e atingiu a motociclista Letícia Machado Gonçalves, de 19 anos, no cruzamento das ruas 14 de Julho e Marechal Rondon, em Campo Grande. A jovem não resistiu ao impacto.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O motorista Lucca Assis Mandetta, de 28 anos, acusado de matar a motociclista Letícia Machado Gonçalves, de 19 anos, em um acidente de trânsito em Campo Grande, recorreu ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul para encerrar o processo. O acidente ocorreu em agosto de 2024, quando Lucca, ao volante de uma BMW X1, avançou o sinal vermelho e atingiu a motocicleta de Letícia, que não resistiu ao impacto. A defesa tentou um acordo de não persecução penal, mas o Ministério Público rejeitou a proposta, alegando que nenhuma indenização seria suficiente para representar a justiça no caso. Agora, a decisão final sobre o prosseguimento da ação criminal caberá ao procurador-geral de Justiça, Romão Ávila Milhan Junior. O caso continua em análise, enquanto a família da vítima aguarda por justiça.

Os advogados William Wagner Maksoud Machado e Ricardo Wagner Pedrosa Machado Filho, que representam Lucca, haviam tentado acordo de não persecução penal, propondo o pagamento de indenização à família da vítima, mas o Ministério Público de Mato Grosso do Sul recusou. “Qualquer valor indenizatório arbitrado aos familiares seria inadequado e/ou insuficiente para se traduzir o sentimento de Justiça que o benefício em questão requer”, registrou o MPMS em parecer.

O juízo da 2ª Vara Criminal de Campo Grande deu então continuidade à marcha processual e a defesa do motorista foi à 2ª instância, alegando que houve a transposição de uma etapa. Agora, por decisão da desembargadora Elizabete Anache, a palavra final sobre prosseguir ou não com a ação criminal será do procurador-geral de Justiça, Romão Ávila Milhan Junior.

“O Poder Judiciário não pode impedir que o Procurador-Geral de Justiça tenha a palavra final da questão, havendo pedido expresso de revisão pela segunda instância do órgão ministerial, especialmente porque, no caso concreto, a negativa se deu com base em fundamentos subjetivos e ao juízo cabe o exame dos requisitos objetivos”, diz a decisão da desembargadora.

Motorista de BMW recorre ao chefe do MP para encerrar ação por morte no trânsito
Letícia Machado Gonçalves, de 19 anos, em foto com o marido no dia do casamento, pouco mais de um ano antes do acidente (Foto: Reprodução das redes sociais)

Histórico - O acidente aconteceu no dia 25 de agosto de 2024, um domingo, por volta das 17h, e Lucca foi indiciado por homicídio culposo na direção de veículo automotor um mês depois. A denúncia foi recebida pelo Judiciário em outubro e em março deste ano, a defesa do motorista iniciou as tentativas de acordo.

De acordo com o boletim de ocorrência, o condutor da BMW não apresentava sinais visíveis de embriaguez ou lesões em decorrência do acidente. Ao ser “convidado” a fazer o teste do bafômetro, procedimento adotado quando ocorre acidente com morte, ele disse que faria, mas, na sequência, foi orientado por advogado a não fazer. O motorista prestou esclarecimentos em delegacia no mesmo dia e foi liberado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.