ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  13    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Motorista que matou namorada em acidente é condenado a 6 anos

Caso foi marcado por carta dos pais da jovem, que pediram a liberdade de Ricardo

Por Aline dos Santos | 10/04/2025 09:18
Motorista que matou namorada em acidente é condenado a 6 anos
Ricardo (à esquerda) provocou acidente que matou a namorada Barbára (à direita). (Foto: Reprodução)

A 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande condenou o motorista Ricardo França Júnior por acidente de trânsito que matou Bárbara Wstanny Amorim Moreira, 21 anos, sua namorada.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Ricardo França Junior foi condenado a seis anos e três meses de reclusão em regime semiaberto por homicídio culposo na direção de veículo automotor, após acidente que resultou na morte de sua namorada, Bárbara Wstanny Amorim Moreira, em Campo Grande. O acidente ocorreu em julho de 2020, quando Ricardo, embriagado, perdeu o controle do carro e capotou, lançando Bárbara para fora do veículo. O motorista também teve a CNH suspensa pelo período da condenação. A decisão considerou a carta dos pais da vítima, que pediram clemência para Ricardo, destacando a relação próxima entre ele e Bárbara.

A pena é de seis anos e três meses de reclusão, mas no regime semiaberto, por homicídio culposo na direção de veículo automotor. Além da suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pelo período da condenação.

O acidente foi na noite de 11 de julho de 2020, um sábado, logo após o cruzamento da Onze de Outubro com Santos Dummont, no Bairro Cabreúva, em Campo Grande.

Conforme a denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), Ricardo, em visível estado de embriaguez, conduzia um Peugeot, avançou a preferencial e desobedeceu a sinalização de Pare.

“Em razão da altíssima velocidade e de seu estado de embriaguez, perdeu a direção do veículo, chocando-se com o muro de uma residência, capotando e lançando Bárbara para fora do automóvel”. Ela sofreu traumatismo craniano e morreu na hora.

Ricardo foi preso em flagrante, mas, dias depois, conseguiu decisão para responder ao processo em liberdade. Em alegações finais, o Ministério Público pediu a desclassificação do crime de doloso para culposo, quando não há intenção de matar. A condenação foi por praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor:

Na sentença, o juiz Aluízio Pereira dos Santos destaca que a liberdade foi concedida após ter recebido carta dos pais da jovem.

Motorista que matou namorada em acidente é condenado a 6 anos
Trecho de carta enviada à Justiça pela família da vítima. (Foto: Reprodução)

“Nossa dor é incalculável, mas ela se intensifica ao ver nosso querido Ricardo atrás das grades, sendo alvo de ataques gratuitos e comentários odiosos, vindo de pessoas que nem imaginam como era a relação dele com a nossa querida filha”, dizia a carta, assinada pelos pais da estudante de biomedicina e divulgada em 15 de julho de 2020.

“O motivo e as consequências do crime são típicos da espécie, bem como a vítima não contribuiu para a sua prática, aliás estava de passageira no referido veículo. Seu erro, se é que assim pode ser dito, foi confiar e entrar no veículo conduzido pelo namorado bem embriagado”, aponta o magistrado.

As testemunhas ouvidas em juízo também relataram que o motorista conduzia o veículo em velocidade incompatível com a permitida para a via, de maneira imprudente e visivelmente embriagado (foram encontradas mais de quatro garrafas de cerveja dentro do carro).

Na certidão de ocorrência do Corpo de Bombeiros Militar, consta que o motorista apresentava forte odor etílico. Porém, ele se recusou a fazer o teste do bafômetro.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Ricardo França Júnior.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias