Operação vai sobrevoar Capital com helicópteros e 50 PMs nesta sexta-feira
Ação usa dados para mapear áreas críticas e fazer abordagens em massa; locais de mais crimes são o foco
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campo Grande reforça policiamento com Operação Saturação. A Polícia Militar mobilizou 50 policiais, dois helicópteros e dezenas de viaturas para patrulhar todos os bairros da capital nesta sexta (12) e sábado (13). A ação, que visa coibir crimes e aumentar a sensação de segurança, prioriza regiões com maior índice de criminalidade, como Noroeste, Universitário e Los Angeles. Helicópteros garantem agilidade no deslocamento e ampliam o alcance das fiscalizações. As equipes realizam abordagens, blitz, checagem de veículos e buscam identificar foragidos. O apoio aéreo permite o acompanhamento de veículos que tentem fugir. A Operação Saturação, realizada desde 2012, já teve mais de 30 edições e apresentou resultados positivos na redução da criminalidade em edições anteriores. A PM estuda integrar a Guarda Municipal e a Polícia Civil em futuras ações.
A Polícia Militar mobiliza, a partir da Praça do Papa, helicópteros e viaturas que vão patrulhar todos os bairros de Campo Grande nesta sexta-feira (12). É a nova edição da Operação Saturação, que reforça o policiamento ostensivo com cerca de 50 policiais militares, duas aeronaves e dezenas de viaturas para coibir crimes e aumentar a sensação de segurança na capital.
- Leia Também
- Polícia faz buscas em 28 bocas de fumo em ofensiva contra o tráfico e prende 5
- Prender “pequenos” traficantes ajuda a reduzir outros crimes, diz delegado
Segundo o tenente-coronel Laudiney Cruz de Carvalho, subcomandante do Comando de Policiamento Metropolitano e integrante da 5ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), a operação pretende “mostrar a presença do Estado em toda a capital”. Ele explica que, pela dimensão territorial de Campo Grande, o uso de aeronaves garante agilidade no deslocamento e amplia o alcance das fiscalizações. “A presença de um helicóptero equivale a aproximadamente 30 viaturas operacionais”, afirmou.
A ação conta com cerca de 50 policiais militares, dois helicópteros e aproximadamente 32 viaturas. Todos os veículos e aeronaves sairão diretamente da Praça do Papa para cobrir a cidade em rotas previamente mapeadas pelo setor de inteligência. O patrulhamento será feito em todos os bairros, com atenção reforçada para regiões com maior índice de criminalidade, como Noroeste, Universitário, Los Angeles, Nova Campo Grande e Carioca. A operação começa por volta das 17h e segue até as 22h.
As equipes devem realizar abordagens, blitze, checagens de veículos e identificar possíveis foragidos. O apoio aéreo com helicópteros permitirá o acompanhamento de carros ou motos que tentem fugir das abordagens. O setor de inteligência também atua no mapeamento das áreas críticas.
Mais de uma década de policiamento – Desde 2012, o Campo Grande News acompanha a Operação Saturação, que já teve dezenas de edições na capital. Em julho de 2012, uma das primeiras versões mobilizou mais de 60 policiais e envolveu três batalhões com apoio da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito. Em 2014, uma edição com helicóptero resultou em redução média de 58% dos crimes em bairros específicos após duas semanas de operações. Em outra noite, 250 pessoas foram abordadas e duas presas na região central.
Nos últimos anos, as ações têm se intensificado. Em julho de 2024, por exemplo, a Saturação resultou na prisão de seis pessoas na Vila Nhanhá, além da fiscalização de 48 veículos, das 24 notificações de trânsito e da apreensão de drogas e objetos relacionados ao tráfico. Em setembro do mesmo ano, uma etapa da operação cumpriu 28 mandados de busca e apreensão em bocas de fumo, prendeu cinco traficantes e apreendeu mais de meio quilo de cocaína, maconha, balanças e dinheiro em espécie.
A Operação Saturação é considerada uma das principais ações da Polícia Militar para reprimir delitos em massa, com adaptações conforme índices de criminalidade, recursos disponíveis e métodos operacionais. Conforme o comandante, a operação deve voltar às ruas já neste sábado (13), com o mesmo efetivo empregado hoje, para complementar o patrulhamento iniciado nesta sexta-feira.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.