ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUINTA  15    CAMPO GRANDE 30º

Capital

População pode contribuir com propostas para preservação do patrimônio cultural

Encontro vai elaborar minuta de decreto que define responsabilidades na proteção dos bens históricos

Por Silvia Frias | 15/01/2026 11:18

População pode contribuir com propostas para preservação do patrimônio cultural
Feira Central foi reconhecida como patrimônio cultural em 2018 (Foto/Arquivo)

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande promoverá reunião pública na próxima quarta-feira (21) para debater a regulamentação da preservação do patrimônio cultural do município. O encontro apresentará minuta de decreto que define as responsabilidades na proteção dos bens históricos da Capital.A população pode enviar sugestões até sexta-feira (16), presencialmente na sede da Planurb ou via e-mail. A reunião acontecerá às 18h, no auditório da Planurb, com transmissão pelo YouTube, e visa estabelecer diretrizes para preservação, restauração e conservação dos bens protegidos.

A prefeitura de Campo Grande realiza na próxima quarta-feira (21), reunião pública para discutir a regulamentação das condições especiais de preservação do patrimônio cultural do município. O encontro vai apresentar a minuta de decreto que define as responsabilidades do poder público e da sociedade na proteção dos bens históricos da Capital.

Antes da reunião, a população pode consultar o material que será debatido. A minuta e os documentos de apoio estão disponíveis na Biblioteca Geógrafa Aparecida Lopes de Oliveira, na sede da Planurb, e também no site oficial da agência.

Contribuições e sugestões ao texto podem ser enviadas até esta sexta-feira, dia 16. As manifestações podem ser feitas presencialmente, por meio de protocolo na sede da Planurb, ou de forma digital, pelo e-mail gabinete@planurb.campogrande.ms.gov.br.

A proposta estabelece que a preservação do patrimônio histórico é um dever coletivo e que os bens protegidos, sejam construções isoladas ou conjuntos urbanos, fazem parte do processo de urbanização de Campo Grande. O texto prevê que esses bens passem por ações de preservação, restauração e conservação, com o objetivo de manter suas características originais.

A regulamentação busca dar maior clareza aos instrumentos legais que orientam a atuação da prefeitura e dos proprietários dos imóveis protegidos, organizando as responsabilidades envolvidas na manutenção da memória histórica da cidade.

A reunião será realizada às 18h, no auditório da Planurb, na Avenida Calógeras, 356, com entrada pela Rua Dr. Mário Corrêa. O encontro também será transmitido pelo Canal de Educação Ambiental da Planurb no YouTube.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.