Projeto da prefeitura de Campo Grande vence prêmio nacional de habitação
Programa auxilia moradores de áreas vulneráveis e desempregados
Campo Grande venceu o Prêmio Selo de Mérito 2021, promovido pela ABC Brasil (Associação Nacional de Cohabs e Agentes Públicos da Habitação), na categoria trabalho social. A premiação foi para projeto-piloto no Parque dos Sabiás, desenvolvido pela Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários).
O programa Ação Intersetorial foi criado pela prefeitura para auxiliar moradores em áreas mais vulneráveis da Capital e que estejam desempregados, cenário que se agravou durante a pandemia.
O loteamento no Parque do Lageado acolhe 42 moradores provenientes da antiga comunidade Cidade de Deus, que se ergueu próximo ao então lixão de Campo Grande.
Desde meados de 2016, as famílias conviviam com dúvidas a respeito do futuro e sem acesso a saneamento básico. Anteriormente, elas foram reassentadas de maneira precária em moradias inadequadas, insalubres e condenadas por laudo técnico expedido por empresa terceirizada de engenharia em 2018.
“A imprensa e a sociedade acompanharam, desde o início, todo o desgaste e a desesperança vivida por essa comunidade antes da relocação. Esse projeto não proporciona apenas a tranquilidade da moradia digna, mas também transforma vidas”, diz a diretora-presidente da Amhasf, Maria Helena Bughi.
Agora, premiado nacionalmente, o Ação Intersetorial ainda servirá de modelo para demais agentes públicos da habitação de interesse social do Brasil. O projeto oferece cursos, orientações e ensinamentos para que as famílias alcancem maior autonomia.