ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 34º

Capital

Shopping da Capital tem vacinação contra HPV para pessoas de 9 a 19 anos

É gratuito, basta apresentar um documento com foto para ser imunizado

Por Cassia Modena | 20/09/2025 08:10
Shopping da Capital tem vacinação contra HPV para pessoas de 9 a 19 anos
Menino é imunizado contra o HPV em unidade de saúde de Campo Grande; índice de vacinação entre eles precisa melhorar (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Profissionais da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) farão plantão de vacinação neste sábado (20), em Campo Grande, para imunizar gratuitamente crianças e jovens de 9 a 19 anos contra o HPV, o papilomavírus humano. Doses estarão disponíveis das 14h às 20h no Shopping Campo Grande, localizado na Avenida Afonso Pena, 4909, bairro Santa Fé.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande promove neste sábado (20) vacinação gratuita contra o HPV para pessoas de 9 a 19 anos. A ação ocorre das 14h às 20h no Shopping Campo Grande. Basta apresentar documento com foto. A imunização é prioritária para a faixa etária de 9 a 14 anos, mas foi estendida pelo Ministério da Saúde. A vacina em dose única previne cânceres como o de colo de útero, vulva, pênis, garganta e pescoço. Pessoas imunocomprometidas recebem três doses. Em 2024, o Brasil superou a média global de vacinação entre meninas, com 82% de cobertura. A taxa entre meninos, 67%, ainda precisa melhorar.

Para ser imunizado, é preciso levar um documento com foto. A idade prioritariamente recomendada para aplicação da vacina é dos 9 aos 14 anos, porém, o Ministério da Saúde resolveu estender a oferta à faixa etária dos 15 aos 19 anos até dezembro deste ano. O objetivo é alcançar a meta de vacinação, já que os índices estão abaixo do esperado.

A vacina contra o HPV é segura para o organismo e tem eficácia cientificamente comprovada na prevenção de cânceres do colo do útero, da vulva, do pênis, da garganta e do pescoço. Desde 2024, o Brasil passou a adotar a dose única, substituindo o modelo anterior de duas aplicações para simplificar o acesso à proteção. Já para pessoas imunocomprometidas, como as que vivem com HIV/Aids, pacientes oncológicos e transplantados, três doses seguem recomendadas.

Segundo o Ministério da Saúde, no ano passado, o Brasil atingiu mais de 82% de cobertura vacinal entre meninas de 9 a 14 anos, índice acima da média global, de apenas 37%, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Entre os meninos da mesma idade, a cobertura chegou a 67%, percentual que precisa melhorar.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.