Shopping da Capital tem vacinação contra HPV para pessoas de 9 a 19 anos
É gratuito, basta apresentar um documento com foto para ser imunizado

Profissionais da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) farão plantão de vacinação neste sábado (20), em Campo Grande, para imunizar gratuitamente crianças e jovens de 9 a 19 anos contra o HPV, o papilomavírus humano. Doses estarão disponíveis das 14h às 20h no Shopping Campo Grande, localizado na Avenida Afonso Pena, 4909, bairro Santa Fé.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campo Grande promove neste sábado (20) vacinação gratuita contra o HPV para pessoas de 9 a 19 anos. A ação ocorre das 14h às 20h no Shopping Campo Grande. Basta apresentar documento com foto. A imunização é prioritária para a faixa etária de 9 a 14 anos, mas foi estendida pelo Ministério da Saúde. A vacina em dose única previne cânceres como o de colo de útero, vulva, pênis, garganta e pescoço. Pessoas imunocomprometidas recebem três doses. Em 2024, o Brasil superou a média global de vacinação entre meninas, com 82% de cobertura. A taxa entre meninos, 67%, ainda precisa melhorar.
Para ser imunizado, é preciso levar um documento com foto. A idade prioritariamente recomendada para aplicação da vacina é dos 9 aos 14 anos, porém, o Ministério da Saúde resolveu estender a oferta à faixa etária dos 15 aos 19 anos até dezembro deste ano. O objetivo é alcançar a meta de vacinação, já que os índices estão abaixo do esperado.
- Leia Também
- CPF passa a ser número oficial no SUS e 111 milhões de cadastros serão excluídos
- Vacinas estragadas em posto por falta de luz viram alvo de investigação do MP
A vacina contra o HPV é segura para o organismo e tem eficácia cientificamente comprovada na prevenção de cânceres do colo do útero, da vulva, do pênis, da garganta e do pescoço. Desde 2024, o Brasil passou a adotar a dose única, substituindo o modelo anterior de duas aplicações para simplificar o acesso à proteção. Já para pessoas imunocomprometidas, como as que vivem com HIV/Aids, pacientes oncológicos e transplantados, três doses seguem recomendadas.
Segundo o Ministério da Saúde, no ano passado, o Brasil atingiu mais de 82% de cobertura vacinal entre meninas de 9 a 14 anos, índice acima da média global, de apenas 37%, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Entre os meninos da mesma idade, a cobertura chegou a 67%, percentual que precisa melhorar.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.