ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 35º

Capital

STJ mantém absolvição de delegado que atirou em pneus durante abordagem

Decisão, assinada pelo ministro Carlos Cini Marchionatti, foi publicada no último dia 4 de setembro

Por Lucas Mamédio | 05/10/2025 12:25
STJ mantém absolvição de delegado que atirou em pneus durante abordagem
Delegado Adriano Garcia Geraldo, que comandou a Polícia Civil. (Foto: PCMS/Divulgação)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a absolvição do delegado Adriano Garcia Geraldo, ex-chefe da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por disparos efetuados contra os pneus de um veículo durante uma abordagem no trânsito de Campo Grande. A decisão, assinada pelo ministro Carlos Cini Marchionatti, foi publicada no último dia 4 de setembro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a absolvição do ex-chefe da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, delegado Adriano Garcia Geraldo, por disparos efetuados contra pneus de um veículo durante abordagem em Campo Grande. O caso ocorreu em fevereiro de 2022, quando a motorista de um Renault Kwid desobedeceu à ordem de parada. O tribunal reconheceu que a atuação do delegado ocorreu em estrito cumprimento do dever legal, após repetidas desobediências e risco à integridade física do policial e terceiros. A decisão, que encerra um processo de quase três anos, foi mantida em todas as instâncias, sem possibilidade de nova contestação.

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) recorreu o contra o entendimento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), que já havia confirmado a sentença de primeiro grau. O MP alegava que houve excesso na conduta do delegado.

Conduta legal, diz decisão - Na decisão agora mantida, o STJ reconheceu que a atuação do delegado se deu em estrito cumprimento do dever legal, conforme previsto no artigo 23 do Código Penal. O Tribunal de Justiça já havia considerado que os disparos ocorreram depois de repetidas desobediências à ordem de parada e diante de risco à integridade física do policial e de outras pessoas.

Segundo o acórdão, os tiros foram direcionados apenas aos pneus do veículo, com o objetivo de impedir nova fuga. “Não há que se falar em excesso punível quando o acusado age dentro dos limites da legalidade, efetuando disparos nos pneus do veículo da vítima, diante da reiterada desobediência à ordem de parada e da iminente ameaça à sua integridade física e de terceiros”, diz trecho da decisão reproduzido pelo ministro relator.

O magistrado ressaltou ainda que alterar as conclusões do TJMS exigiria reexame das provas do processo, o que é proibido nessa instância superior pela Súmula 7 do STJ.

STJ mantém absolvição de delegado que atirou em pneus durante abordagem
Câmera de escola de Inglês gravou momento que motorista estaciona; delegado-geral desce e bate no vidro do carro dela (Foto: Reprodução)

Entenda o caso - O episódio aconteceu em fevereiro de 2022, quando Adriano, então delegado-geral da Polícia Civil, tentou abordar a motorista de um Renault Kwid que não atendeu à ordem de parada, mesmo após sinais sonoros e luminosos da viatura descaracterizada. Durante a tentativa de fuga, o policial realizou três disparos, atingindo os pneus do carro.

Na época, o juiz da 6ª Vara Criminal de Campo Grande, Márcio Alexandre Wust, absolveu o delegado das acusações de disparo de arma de fogo, abuso de autoridade, dano e outros crimes. A sentença foi mantida em segunda instância e, agora, confirmada em caráter definitivo pelo STJ.

“Atuação proporcional” - Para Adriano, a decisão encerra um processo que se arrastava há quase três anos. “O tribunal reconheceu que eu agi dentro dos limites da lei, de forma proporcional e com o único intuito de conter uma situação de risco”, afirmou.

Com o julgamento no STJ, fica mantida a absolvição de Adriano Garcia Geraldo em todas as instâncias, sem possibilidade de nova contestação sobre o mérito.


Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.