TCE mobiliza servidores para campanha de doação de sangue
Evento em parceria com a Sefaz-MS tem estrutura completa e espera coletar até 100 bolsas
Com foco nos servidores, mas também aberto ao público, o TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) realizou nesta manhã a 14ª edição da campanha de coleta de sangue “Doe o Melhor de Você: Doe Vida”.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campanha de doação de sangue mobiliza servidores no TCE-MS. A ação, realizada em parceria com a Sefaz-MS, visa coletar até 100 bolsas de sangue e conta com estrutura completa para atender os doadores. Interessados devem apresentar documento com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51kg e estar em boas condições de saúde. O TCE-MS participa pelo quarto ano da campanha "Doe o Melhor de Você: Doe Vida". Além da doação de sangue, a ação também busca cadastros para doação de medula óssea. O procedimento é simples e rápido, durando cerca de 20 minutos. Doar sangue pode salvar até quatro vidas.
Divulgado por pop-ups e e-mails, é o quarto ano que o TCE-MS participa da campanha, que movimentou vários servidores, com expectativa de atingir até 100 bolsas de sangue nesta edição. A ação acontece em parceria com a Sefaz-MS (Secretaria de Estado de Fazenda) e conta com uma estrutura completa, com macas, equipe técnica de saúde, lanches, brindes e suporte logístico, garantindo conforto e segurança aos doadores voluntários.
Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, apresentar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar pelo menos 51 kg. Além disso, recomenda-se que o voluntário esteja bem alimentado antes da doação.
A coordenadora do setor de saúde e qualidade de vida, Tatiana Bazan, explica que todo o processo de doação é rápido, durando cerca de 20 minutos. “É muito importante, pois você está doando um ato de amor ao próximo. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Essa campanha é fundamental para viabilizar meios que facilitem aos servidores, durante o expediente, realizar a doação, que faz muita diferença na vida de quem precisa”, diz.

De acordo com Tatiana, algumas pessoas estão sendo retiradas da fila por conta do uso de medicamentos emagrecedores. “A ‘era Mounjaro’ não está permitindo muito. Muitas pessoas já estão sendo eliminadas da fila por conta disso. Já fazemos uma pré-entrevista, no decorrer quem vai tirando as dúvidas, em um questionário rápido, e já vai eliminando as pessoas da fila. Não apenas o Mounjaro, mas medicações emagrecedoras no geral”, conta.
Um dos doadores e servidores do TCE é Yan Lucca Pitthan, de 24 anos. É a quarta vez que ele doa sangue, mas é a primeira vez que participou da campanha “Doe o Melhor de Você: Doe Vida”. “É sempre bom, cobra dez minutinhos do nosso dia e salva vidas, então não tem por que não”, conta Yan.
Doadora há 20 anos, Marinalva Correia Ferreira, de 42 anos, é outra servidora que pretende aproveitar a campanha. “Aqui é bem fácil, está bem perto da gente, não precisa nem sair do ambiente de trabalho e tem essa facilidade de estar trabalhando e já ajudando o pessoal do Hemosul a salvar vidas”, relata Marinalva. Para ela, doar sangue virou um hábito. Ela conta que gostaria de participar da doação de medula óssea, porém não pode por conta da idade.
Para a doação de medula óssea, pessoas com até 35 anos e 9 meses se cadastram, fazem coleta de sangue e entram no banco de dados. Se compatíveis, são convidados a doar para pacientes com doenças que necessitam de transplante.
“A doação é importante para aumentar as chances de encontrar um doador compatível para pacientes, como os que têm leucemia. Então, quanto mais a gente abastecer esse banco de dados, mais chance um paciente tem de ter um doador compatível”, explica Katiucy Espinosa, apoio do Hemosul na parte da doação de medula óssea.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.