Teatro nos terminais alerta para as tragédias no trânsito da Capital
Com o refrão “maio amarelo, quer dizer atenção pela vida”, o grupo de teatro Chico Maria Produções encantou o público do Terminal Guaicurus com intervenções artísticas para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de Campo Grande. O projeto visa diminuir em 50% o números de mortos no trânsito do mundo.
De acordo com o chefe do Núcleo da Divisão de Educação para o Trânsito da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), David Marques, eles querem, de uma forma irreverente, conscientizar a população. “Nós queremos que toda a vez que falarem maio, lembrem do Maio Amarelo, como no Outubro Rosa”, comparou.
Os atores percorreram o terminal cantando, brincando e até conversando com os usuários do transporte coletivo. “Isso é muito legal. É mais fácil de entender”, afirmou a zeladora Aparecida de Souza, 53 anos.
Vários usuários ficaram atentos à música, até quem estava dentro do ônibus não escapou dos artistas. “Achei bem criativo, vamos ver se isso faz alguma diferença com os motoristas. Tem que fazer mais disso aqui”, comentou a zeladora Leda Oliveira Aguiar, 44.
Para a dona de casa Marta Belarmino, 45, maio sempre irá fazê-la lembrar sobre a conscientização no trânsito. “Muitas pessoas não tem consciência, agora eles vão sempre lembrar do maio amarelo quando chegar está época do ano”, afirmou.
O terminal Guaicurus é o primeiro a receber a ação. Serão nove apresentações em todos os terminais da cidade, sempre no mesmo horário, ás 16h30, e irá acabar no dia 30 de maio, com uma blitz educativa às 19 horas com concentração na avenida Afonso Pena com a rua 25 de Dezembro.
A campanha é coordenada pelo GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito), que conta com 39 órgãos governamentais. Toda a programação e informações sobre a campanha está no site www.maioamarelo.com.