Termina amanhã a vacinação contra poliomielite e sarampo em todo o país
Se encerra nesta sexta-feira (12), a campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite. Em parcial divulgada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Publica) a Capital não atingiu a meta esperada de vacinação nos dois casos.
Foram 42.670 crianças de um total de 54.154 imunizados contra a poliomielite, o que equivale a uma cobertura de 78,79 %. A meta esperada era de 82,94 %. Contra o sarampo, 34.126, de um total de 47.385 foram imunizadas, o que corresponde a 72,02 % de cobertura, quando o previsto era de 75,81%.
Até esta quinta-feira (11), 10,8 milhões de crianças foram vacinadas contra poliomielite e 8,7 milhões contra sarampo, o que representa 85% e 79,8% do público-alvo, respectivamente. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças para manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil. Cerca de dois milhões de crianças, destes dois grupos, ainda não foram vacinadas.
Nos caso de poliomielite, são vacinadas crianças entre seis meses e cinco anos de idade (incompletos). A vacinação tem como objetivo manter a erradicação da doença no Brasil, que desde 1990 não apresenta casos da doença. Para isso, o Ministério distribuiu 17,8 milhões de doses da VOP (Vacina Oral Poliomielite) durante a campanha. A meta é vacinar, pelo menos, 95% do público alvo, cerca de 12 milhões de crianças.
Já a vacinação contra o sarampo é voltada para crianças entre um e cinco anos de idade (incompletos). Devem ser vacinadas 10,9 milhões de crianças com a tríplice viral. O Ministério da Saúde distribuiu mais de 11,8 milhões de doses da vacina, que além de imunizar contra o sarampo, também garante a proteção contra a rubéola e a caxumba.
As vacinas estão disponíveis em 35 mil postos espalhados pelo país.