CNJ homologa resultado final do 1º Exame Nacional dos Cartórios
Objetivo do exame é ampliar a transparência no acesso aos cartórios
O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) homologou, nesta sexta-feira (4), o resultado definitivo do 1º Exame Nacional dos Cartórios, o Enac, aplicado em abril deste ano em todas as capitais do país. A lista com os 2.800 aprovados está disponível no site da FGV (Fundação Getulio Vargas), responsável pela aplicação da prova.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) homologou o resultado final do primeiro Exame Nacional dos Cartórios (Enac), com 2.800 aprovados. O exame, aplicado em abril em todas as capitais do país, é requisito obrigatório para disputar vagas de titularidade em cartórios através de concursos públicos estaduais. A aprovação tem validade de seis anos e visa estabelecer um padrão nacional de qualidade para a atividade cartorária. Dos 18.166 inscritos, 30% não compareceram à prova. Entre os aprovados, 272 são autodeclarados negros, 319 têm deficiência e um candidato se identificou como indígena.
O exame é uma das etapas obrigatórias para quem deseja disputar vagas de titularidade em cartórios por meio de concursos públicos organizados pelos tribunais de justiça. A aprovação no Enac é válida por seis anos e funciona como uma habilitação prévia para participar dos certames estaduais.
De acordo com o CNJ, o objetivo do exame é ampliar a transparência no acesso aos cartórios e criar um padrão mínimo de qualidade nacional para o exercício da atividade. O Brasil possui atualmente mais de 13 mil cartórios em funcionamento.
Os certificados de habilitação serão enviados nos próximos dias aos aprovados. O documento será disponibilizado online e terá um código de validação individual.
O 1º Enac registrou 18.166 inscritos, dos quais 5.376 não compareceram no dia da prova, realizada em 27 de abril. O índice de abstenção ficou em cerca de 30%. Entre os habilitados, 272 pessoas se autodeclararam negras, 319 têm deficiência e uma pessoa se identificou como indígena.
Mais informações sobre o exame e os concursos públicos para cartórios estão disponíveis no portal do CNJ.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.