Orquestra Indígena Terena completa 12 anos com espetáculo em Miranda
Orquestra é formada por cerca de 60 crianças e jovens indígenas e alunos de escola pública

Neste sábado (13), às 10h30, a Orquestra Indígena Terena Teko Arandú se apresenta no II Encontro de Bandas e Fanfarras Indígenas do Estado de MS – “Nzopúne”, no Ginásio de Esportes da Aldeia Cachoeirinha, em Miranda. A entrada é gratuita.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Criada em 2013, a orquestra é formada por cerca de 60 crianças e jovens indígenas e alunos da rede pública de Anastácio e Aquidauana. O nome “Teko Arandú” significa modo sábio de viver. O projeto oferece aulas gratuitas de música instrumental, com cordas, sopro e percussão.
Ao longo de 12 anos, mais de 500 alunos já passaram pelo grupo. Muitos encontraram na música um caminho de transformação pessoal e profissional. É o caso de Kelly Cristina Leite da Silva, que começou como aluna e hoje é monitora da orquestra. “A música curou a minha alma. O mais importante são os meus alunos, que me motivam a ser uma pessoa melhor”, conta.
O maestro e coordenador Vitor Junior Pacheco lembra que tudo começou como uma fanfarra, com instrumentos usados e simples. Aos poucos, com muito esforço, festas beneficentes e participação em editais, o grupo se fortaleceu e hoje conta com instrumentos de qualidade. “Não é só sobre tocar, mas sobre disciplina, convivência e esperança. A música abre portas para o futuro”, afirma.
A Orquestra já se apresentou em várias cidades de Mato Grosso do Sul e até no programa Domingão com Huck, na TV Globo. Só em 2025, já realizou sete apresentações e tem outras cinco previstas. A próxima será no dia 11 de outubro, no II Festival Balaio Cultural, em Anastácio.
O projeto tem apoio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, da Fundação de Cultura de MS e do Governo do Estado, por meio da SEMADESC e do FUNLES.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.