ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Comércio na fronteira estará fechado para realização do Censo Paraguai

Presidente Mario Abdo Benítez decretou feriado nacional para a população receber os recenseadores

Jhefferson Gamarra | 09/11/2022 09:11
Comércio em Pedro Juan Caballero, fronteira com o Brasil (Foto: Divulgação)
Comércio em Pedro Juan Caballero, fronteira com o Brasil (Foto: Divulgação)

O Paraguai decretou feriado nacional nesta quarta-feira (9) para realização do Censo 2022 do país. A medida foi estabelecida pelo presidente Mario Abdo Benítez para que moradores permaneçam em casa, das 5h às 18h, a espera dos recenseadores.

Com isso, todo o comércio de Pedro Juan Caballero, cidade que faz fronteira com Mato Grosso do Sul, estará de portas fechadas de acordo com o presidente da Câmara de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços de Pedro Juan, Kalil El Hage. “É uma paralisação a pedido do Governo Federal para que seja feito o Censo. No dia seguinte tudo volta ao normal”, esclareceu.

Conforme o decreto, estão autorizadas apenas a circulação de pessoas que façam parte de serviços essenciais ou que estejam aplicando questionários do Censo. O transporte público também está proibido.

Realização de espetáculos e reuniões públicas, em locais abertos ou fechados estão vedadas. Eventos esportivos também são proibidos, bem como atividades em universidades e escolas, apresentações teatrais e cinematográficas. Durante o horário estabelecido, também não poderão funcionar restaurantes, bares, supermercados e padarias.

O Censo é realizado pelo Instituto Nacional de Estatística e o feriado nacional foi decretado pela lei nº 6.987. A população do país é estimada em 7,22 milhões de pessoas.

*** Com informações do site Capitanbado

Nos siga no Google Notícias