ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Comunicação da FAB sofre interferência de rádio FM durante operação militar

Fiscalização da Anatel apontou ruído gerado pela soma de frequências

Por Geniffer Valeriano | 27/08/2025 17:23
Comunicação da FAB sofre interferência de rádio FM durante operação militar
Agentes de fiscalização junto a equipes da FAB (Foto: Divulgação)

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) realizou uma fiscalização em Mato Grosso do Sul para apurar uma interferência registrada na frequência usada pela FAB (Força Aérea Brasileira) durante a Operação Tápio. O problema foi formalmente relatado pela Força Aérea, que apontou dificuldades de comunicação capazes de comprometer o exercício militar.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Anatel realizou fiscalização em Mato Grosso do Sul para investigar interferência na frequência utilizada pela Força Aérea Brasileira durante a Operação Tápio. O problema foi causado pela combinação entre uma rádio FM local e a frequência da aviação militar.A situação foi resolvida após ajustes técnicos, com a FAB optando por utilizar outra faixa de frequência. A Operação Tápio, realizada entre julho e agosto na Base Aérea de Campo Grande, reuniu Forças Armadas do Brasil e países aliados em treinamentos militares conjuntos.

Conforme divulgado nesta quarta-feira (27), para a apuração, os fiscais Ernesto Okano, Marcos Gianotto e Sergio Lopes foram enviados à região. Os três realizaram testes tanto em uma estação de rádio FM local quanto nos próprios equipamentos da Força Aérea.

A fiscalização identificou que a interferência era um produto de terceira ordem, um tipo de ruído gerado pela soma de frequências. A análise técnica revelou que o problema foi causado pela combinação entre uma emissora de rádio local, que operava legalmente, e a frequência utilizada pela aviação militar.

Após o diagnóstico, foram realizados ajustes de canais, e a FAB optou por usar outra faixa de frequência de sua própria outorga, evitando o problema. “O trabalho de fiscalização da Anatel atua na proteção de serviços de aviação contra interferências que possam causar riscos, reforçando seu papel crucial na segurança e na coordenação do espectro radioelétrico”, explica a superintendente de Fiscalização, Gesiléa Teles.

A Operação Tápio ocorreu entre 31 de julho e 16 de agosto, com sede na Base Aérea de Campo Grande e atividades no Morro do Paxixi, no Pantanal. O treinamento militar conjunto é coordenado pela FAB e reúne Forças Armadas do Brasil e de países aliados, em cenários que vão de guerra irregular e guerra eletrônica a missões de paz e apoio humanitário.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.