ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEXTA  20    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Em Três Lagoas taxa de infecção é 2 vezes maior do que em Campo Grande

Cidade tem 39 casos confirmados até agora, mas proporções indicam que por ali coronavírus se espalhou mais

Izabela Sanchez | 25/04/2020 13:25
Rua do centro com estabelecimentos comerciais em Três Lagoas (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Rua do centro com estabelecimentos comerciais em Três Lagoas (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Com a estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para 2019, Campo Grande, com seus 895.982 habitantes, tem 7 vezes o número de habitantes de Três Lagoas, a 338 km da Capital. É Três Lagoas, ainda assim, a cidade com a maior taxa de contágio de Mato Grosso do Sul: 32 pessoas infectadas por Covid-19 a cada 100 mil habitantes, duas vezes mais do que a taxa de contágio de Campo Grande, de 12 infectados a cada 100 mil habitantes.

A cidade, polo regional do leste do estado, tem estimativa populacional de 121.388 habitantes, segundo o IBGE. O último boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde) confirma 39 casos de Covid-19 em Três Lagoas e em Campo Grande são 110 infectados.

Para o secretário estadual de saúde Geraldo Resende, o principal motivo é a baixa adesão às recomendações das autoridades em saúde, que pedem isolamento social. "Primeiro pela baixa adesão da população às recomendações da secretaria municipal, estadual, OMS. Todas as autoridades tem indicado que o isolamento é o melhor caminho, está comprovado em todos os países do mundo", cita.

"E lá aconteceu uma parcela que é a mais vulnerável aos casos graves, população dos idosos em instituições de longa permanência", comenta Resende, em alusão ao contágio que se espalhou em asilo da cidade.

Visita - O secretário afirma que planeja visita para Três Lagoas na terça-feira (28), ocasião em que irá visitar o Hospital Auxiliadora, onde estão os 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do SUS (Sistema Único de Saúde) dessa região de saúde. Foram habilitados mais 10 leitos e Geraldo Resende afirma que o objetivo é chegar a 30. Há, segundo levantamento junto ao SUS, 36 respiradores.

A recomendação do Ministério da Saúde é de 2 respiradores para cada leito de UTI. Estudo realizado por pesquisadores da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e do IESP (Instituto de Estudos Para Políticas de Saúde) projeta que se 4% da população for infectada com doença em Três Lagoas, o sistema de alta complexidade, as UTIs, entram em colapso.

Profissionais de saúde - Há muitos profissionais de saúde entre os infectados, conforme o secretário. Neste sábado, profissional de saúde - uma mulher de 31 anos - é um dos 4 novos casos identificados em Mato Grosso do Sul.

"O grau de contaminação é tão grande que os próprios profissionais foram veiculantes, precisamos redobrar a atenção. Nós estamos fazendo treinamento constante com as equipes de Três Lagoas", disse Resende.

O secretário cita, ainda, que 90% das obras do Hospital Regional estão prontas, mas não cita data de inauguração. "Proporcionalmente, Três Lagoas é a que mais tem casos no estado. Queremos ter uma ação efetiva", diz.

Boletim da SES - O boletim traz 4 novos casos neste sábado, 2 em Campo Grande e 2 em Três Lagoas, mas o número de óbitos pela doença se mantém em 7. No total, hoje a Capital tem 110 infectados e Três Lagoas 39.

O secretário de Saúde, Geraldo Rezende, voltou a reclamar dos "índices sofríveis" de isolamento social em Mato Grosso do Sul, que têm mostrado relação direta com o aumento de casos. Neste sábado, o percentual é de apenas 42,4% de isolamento, enquanto que no inicio da pandemia chegou a 64,3%. "Teríamos que ter, pelo menos, mais de 60%", ressaltou.

Subiu para 217 o número de pessoas infectadas com Covid-19, a doença do novo coronavírus, em Mato Grosso do Sul. As novas pessoas que desenvolveram a doença são três mulheres e um homem, com idades de 29 a 41 anos. Em Campo Grande há um homem de 41 anos em isolamento domiciliar e uma mulher 29, também em isolamento domiciliar.


Nos siga no Google Notícias