ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, DOMINGO  18    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Furnas do Dionísio vai receber juizado itinerante

Os atendimentos ocorrerão na Escola Estadual Zumbi dos Palmares nos dias 5 e 6 de fevereiro

Por Inara Silva | 18/01/2026 15:27
Furnas do Dionísio vai receber juizado itinerante
Centro receptivo da comunidade quilombola (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

A comunidade quilombola Furnas do Dionísio, em Jaraguari, a 43 quilômetros de Campo Grande, vai receber o Juizado Especial Federal Itinerante nos dias 5 e 6 de fevereiro. Os atendimentos ocorrerão na Escola Estadual Zumbi dos Palmares.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A comunidade quilombola Furnas do Dionísio, localizada em Jaraguari, Mato Grosso do Sul, receberá o Juizado Especial Federal Itinerante nos dias 5 e 6 de fevereiro na Escola Estadual Zumbi dos Palmares. A iniciativa visa atender demandas previdenciárias, assistenciais e documentais da população local.Com aproximadamente 450 moradores, Furnas do Dionísio é uma das comunidades quilombolas mais antigas do estado. Seus habitantes sobrevivem da agricultura familiar e da produção artesanal de alimentos como rapadura, açúcar mascavo e melado, dependendo de políticas públicas para seu desenvolvimento social.

Entre as principais demandas apresentadas pela comunidade estão questões previdenciárias, assistenciais e documentais. As demandas foram apresentadas à diretora do Foro da Seção Judiciária de MS, juíza federal Monique Marchioli Leite, e representantes da Justiça Federal ouviram durante visita institucional realizada em 15 de janeiro.

Furnas do Dionísio é uma das comunidades quilombolas mais antigas do Estado e  abriga cerca de 450 moradores, que vivem da agricultura familiar e da produção artesanal de alimentos como rapadura, açúcar mascavo, melado e farinha. A população depende de políticas públicas para garantir a manutenção e o desenvolvimento social da localidade.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.