ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEXTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Interior

Ponta Porã comemora 113 anos de emancipação com shows gratuitos

O grupo Canto da Terra e a dupla Rapha e Léo são atrações desta sexta-feira (18) no Parque dos Ervais

Por Maria Gabriela Arcanjo | 18/07/2025 06:31
Ponta Porã comemora 113 anos de emancipação com shows gratuitos
Entrada da cidade de Ponta Porã (Foto: Divulgação/Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul)

A 312 km de Campo Grande, Ponta Porã celebra hoje (18) 113 anos de emancipação político-administrativa. Chamada de “Princesinha dos Ervais”, a cidade comemora o aniversário com shows gratuitos do Grupo Canto da Terra e da dupla Rapha e Léo. As festividades começam às 19h, no Parque dos Ervais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Ponta Porã, localizada a 312 km de Campo Grande, comemora hoje, 18 de julho, seu 113º aniversário de emancipação político-administrativa. A "Princesinha dos Ervais", como é conhecida, preparou uma festa com shows gratuitos do Grupo Canto da Terra e da dupla Rapha e Léo, a partir das 19h, no Parque dos Ervais. Fazendo fronteira com o Paraguai, Ponta Porã integra a rota turística "Caminhos da Fronteira", região que fortalece os laços entre Brasil e Paraguai. Sua história remonta à época dos ervais, inicialmente habitada por indígenas Nhandevas e Caiuás. Após a Guerra do Paraguai, a região, antes pertencente ao país vizinho, foi incorporada ao território brasileiro. De distrito de Bela Vista, Ponta Porã alcançou sua emancipação em 1912.

Conhecida por fazer fronteira com o Paraguai, Ponta Porã é uma das nove cidades que integram a região turística sul-mato-grossense “Caminhos da Fronteira”, marcada pelos laços comercial, social e cultural entre brasileiros e paraguaios.

A história do município começa com a formação de um povoado em meio aos campos de erva-mate, em uma região inicialmente habitada por povos indígenas como os Nhandevas e Caiuás. Antes da Guerra do Paraguai, a área pertencia ao país vizinho e servia como ponto de parada para transporte de erva-mate.

Após o fim da Guerra, os limites entre Brasil e Paraguai foram definidos e Ponta Porã passou a integrar o território brasileiro, sendo distrito de Bela Vista. Em 1912 conquista, de fato, a elevação à município.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias