Frio derruba temperaturas e sensação térmica chega a -1°C em Campo Grande
Município de Amambai registrou 3ºC nesta manhã, menor temperatura do Estado, segundo o Inmet
A sexta-feira (18) começou gelada em Mato Grosso do Sul. Segundo dados meteorológicos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a menor temperatura do dia foi registrada até o momento em Amambai, com 3°C, enquanto em Campo Grande, a temperatura chegou a 9,7 °C, mas com sensação térmica de até -1 °C, por causa do vento de 33 km por hora e da baixa umidade do ar em mais de 70%.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Mato Grosso do Sul registra temperaturas baixas e sensação térmica negativa. Campo Grande amanheceu com 9,7°C, mas a sensação térmica chegou a -1°C devido aos ventos fortes e baixa umidade. Cidades como Amambai, com 3°C, e outras no sul do estado, registraram temperaturas abaixo de 5°C. Previsão indica queda brusca de temperatura em Campo Grande, com máxima de 27°C. Massa de ar frio avança sobre o estado, com mínimas entre 5°C e 7°C no sul. A partir de domingo, o tempo esquenta, com máximas entre 28°C e 33°C no norte e Pantanal. Campo Grande terá final de semana firme, com mínimas entre 17°C e 19°C e máximas entre 28°C e 30°C.
Também ficaram abaixo dos 5 graus cidades como Caarapó (4,0 °C), Iguatemi (4,3 °C), Sete Quedas (4,5 °C), Laguna Carapã (4,7 °C) e a região da Nhecolândia, em Corumbá, onde os termômetros marcaram 5,0 °C.
Em Bonito, a mínima foi de 5,5 °C, enquanto Dourados e Itaporã amanheceram com 5,7 °C, e Fátima do Sul, com 5,8 °C. Em Porto Murtinho, no extremo oeste do Estado, a mínima foi de 5,9 °C. A queda nas temperaturas também foi registrada em Nova Alvorada do Sul (6,3 °C), Ponta Porã (6,4 °C), Aral Moreira (6,6 °C) e Maracaju (6,7 °C). Já Rio Brilhante teve mínima de 7,5 °C. Na região pantaneira, Aquidauana anotou 9,3 °C.
Nesta sexta-feira, o tempo segue com variações significativas entre as regiões de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, a máxima prevista é de 27°C, com alerta do Inmet para queda brusca de temperatura à noite. No interior, os termômetros sobem mais em Três Lagoas, onde a máxima pode chegar a 31°C, com sol forte e baixa umidade do ar.
Em contrapartida, Dourados terá um dia mais ameno, com máxima de apenas 20°C e previsão de céu nublado. Já em Corumbá, o calor será moderado, com máxima de 21°C, mas também com alerta para declínio térmico ao anoitecer.
Até sábado, uma massa de ar frio avança sobre Mato Grosso do Sul, provocando queda acentuada nas temperaturas, especialmente na região sul do Estado. Nessa área, as mínimas devem variar entre 5 °C e 7 °C, com possibilidade de marcas ainda mais baixas em alguns pontos. As máximas ficarão entre 17 °C e 24 °C. Nas demais regiões, as temperaturas mínimas devem oscilar entre 7°C e 16°C, com máximas que podem chegar a 28 °C.
A partir de domingo e ao longo da segunda-feira, o tempo volta a esquentar, com previsão de elevação nas temperaturas, especialmente no norte, Pantanal e sudoeste do Estado, onde os termômetros podem atingir entre 28°C e 33°C.
Para as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados, as mínimas devem ficar entre 10°C e 15°C, com máximas entre 25°C e 29°C. Já nas regiões sudoeste e pantaneira, os termômetros devem marcar mínimas entre 13°C e 20°C e máximas de 30°C a 32°C. No bolsão, leste e norte, a previsão é de mínimas entre 12°C e 15°C, com calor de até 33 °C.
Em Campo Grande, o final de semana será de tempo firme, com mínimas variando entre 17 °C e 19 °C e máximas entre 28 °C e 30 °C. Os ventos predominam do sul e, ao longo do sábado, mudam para o quadrante leste, com velocidades entre 30 e 50 km/h. Em pontos isolados, podem ocorrer rajadas superiores a 50 km/h.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.