ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  08    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Temporal deixa desabrigados em assentamentos de Bataguassu e em Santa Rita

Casas, igreja e muro de pousada foram destruídos pela força dos ventos na madrugada de sábado (26)

Por Cassia Modena | 28/10/2024 09:41
Casa em assentamento de Bataguassu "desmontou" após temporal (Foto: Divulgação/Jornal MS Cidade)
Casa em assentamento de Bataguassu "desmontou" após temporal (Foto: Divulgação/Jornal MS Cidade)

Moradores dos assentamentos Aldeia e Santa Clara, que ficam em Bataguassu, estão desabrigados desde a madrugada desse sábado (26), quando uma tempestade atingiu o município. A cerca de 60 quilômetros dali, no município de Santa Rita do Pardo, a queda de uma árvore também deixou uma família desabrigada.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma forte tempestade atingiu Bataguassu e Santa Rita do Pardo, em Mato Grosso do Sul, na madrugada de sábado (26), causando estragos e deixando famílias desabrigadas. Em Bataguassu, a tempestade destelhou casas em assentamentos, enquanto em Santa Rita do Pardo, uma árvore caiu sobre uma residência, destruindo o quarto e a cozinha. A Prefeitura de Bataguassu solicitou doações de alimentos e roupas para os moradores dos assentamentos e cogita decretar estado de calamidade pública, enquanto a Prefeitura de Santa Rita do Pardo ainda não se manifestou sobre os danos e assistência prestada. Os ventos chegaram a 93,2 km/h em Santa Rita do Pardo e a 77,8 km/h em Bataguassu, com acumulados de chuva de 48 mm e 56,8 mm, respectivamente.

A Prefeitura de Bataguassu publicou uma nota no mesmo dia, pedindo que a população doe alimentos e roupas para os assentados. O texto diz que o prefeito, Akira Otsubo (MDB), cogita decretar estado de calamidade pública no município devido aos estragos.

No entanto, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, nenhum decreto foi publicado até esta segunda-feira (28) e equipe municipal ainda irá fazer um levantamento dos estragos e da quantidade de afetados pela tempestade.

Outra casa afetada em assentamento de Bataguassu (Foto: Divulgação/Jornal MS Cidade)
Outra casa afetada em assentamento de Bataguassu (Foto: Divulgação/Jornal MS Cidade)

A reportagem ligou e enviou mensagens aos assentados para apurar os danos e as medidas tomadas pelas comunidades, mas as tentativas não tiveram sucesso porque o sinal de internet e de telefone ainda não foram restabelecidos após as chuvas.

Já em Santa Rita do Pardo, o Corpo de Bombeiros Militar informou que atendeu apenas uma ocorrência. Árvore de grande porte caiu em cima de uma residência do Centro da cidade, deixando quarto e cozinha destruídos e a família desabrigada. Ninguém ficou ferido.

No mesmo município, o vento e a chuva derrubaram um muro e o portão de uma pousada. Vídeo divulgado pelo jornal Cenário MS mostra esse prejuízo, além de mais imagens de igreja e residências atingidos em Bataguassu.


Árvore caiu e destruiu dois cômodos de residência no Centro de Santa Rita do Pardo (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros Militar)
Árvore caiu e destruiu dois cômodos de residência no Centro de Santa Rita do Pardo (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros Militar)

O Campo Grande News questionou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santa Rita do Pardo se houve outros estragos e qual a assistência prestada aos afetados. Não houve retorno até a publicação desta matéria.

Mais de 90 km/h - Bataguassu e Santa Rita estão entre as cidades que mais acumularam chuva e ventos mais fortes entre sexta-feira (25) e sábado (26), em Mato Grosso do Sul.

Os ventos chegaram a 93,2 km/h em Santa Rita e a 77,8 km/h em Bataguassu.

Quanto às chuvas, o acumulado no período foi de 48 mm em Santa Rita do Pardo e de 56,8 em Bataguassu.

Casa de assentados foi destelhada pela força dos ventos em Bataguassu (Foto: Divulgação/Jornal Cidade MS)
Casa de assentados foi destelhada pela força dos ventos em Bataguassu (Foto: Divulgação/Jornal Cidade MS)

Os dados são do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima em Mato Grosso do Sul).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias