UFGD promove roda de conversa sobre “Visibilidade LGBT” no dia 26
A UFGD (Unidade Federal da Grande Dourados) realizada no dia 26 de setembro, às 13h30, no Centro de Convivências de sua unidade 2, uma roda de conversa com o tema 'Visibilidade LGBT'.
O objetivo do evento é propor o compartilhamento de experiências, relatos e questionamentos sobre o tema. A participação na roda de conversa é aberta a todas as pessoas, sejam LGBTs ou não.
Segundo a ouvidora da UFGD, Ariane Rigotti, a ideia é conscientizar sobre as formas de opressão de gênero e sexualidade, assim como sobre as diversas maneiras de vivenciar e resistir nesse espaço. "É comum, ainda, que pessoas LGBT sejam convencidas de que o ambiente universitário não é o “seu lugar”, portanto esse espaço é uma oportunidade de dar visibilidade e voz a essa população. Contamos com a união da comunidade acadêmica para, juntos, criarmos um ambiente cada vez mais respeitoso e eficaz no respeito à diversidade de gênero e sexualidade, assim como no repúdio, prevenção e punição de quaisquer formas de Lgbtfobia", destacou.
Para contribuir com a Roda de Conversa haverá a presença da estudante de pedagogia Nosly Mel, da professora Simone Becker, de integrantes do Coletivo Dandara dos Santos e do professor Cleiton Zóia Munchow.
Projeto - Esse é o terceiro evento do projeto, que já contou com a “Roda de conversa: Violência no ambiente de trabalho – Mulheres sem Opressão” ocorrido em março, e as palestras “Discussões sobre Assédio Moral”, ocorridas em maio. O próximo, previsto para acontecer em dezembro, irá tratar sobre Discriminações Etnicorraciais.
Com este projeto, a Ouvidoria da UFGD pretende, além de prestar atendimento às manifestações dos cidadãos, promover o aprimoramento constante de políticas e serviços públicos para que haja modificações de pensamentos e atitudes, assim como trocas de experiências sobre algumas temáticas consideradas polêmicas.