Valas são abertas na BR-262 para conter alagamentos em Ribas do Rio Pardo
A ação preventiva visa reduzir o risco de enxurradas nos próximos períodos chuvosos na cidade

Para melhorar a drenagem às margens da BR-262 e evitar que trechos da rodovia sejam alagados durante o período de chuvas, a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo iniciou, nesta semana, trabalhos de manutenção na via com o objetivo de conter alagamentos.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Com o uso de tratores, valas estão sendo abertas no entorno da BR-262. A obra tem como finalidade prevenir inundações na cidade.
- Leia Também
- Novo PAC garante 27 projetos a MS, de creches a obras de drenagem
- Empresa excluída de processo tenta barrar na Justiça leilão da Rota da Celulose
Segundo a administração municipal, a ação foi iniciada no começo do ano, de forma preventiva e emergencial, no trecho do Trevo do Mimoso, ponto este que historicamente apresentava alagamentos e transtornos para moradores das regiões da Cohab São João, Vila Jabour, Boa Vista e Nossa Senhora Aparecida.
“Com os resultados positivos obtidos, a Prefeitura agora realiza a manutenção e ampliação dos serviços, garantindo que o sistema continue funcionando corretamente e reduzindo o risco de enxurradas nos próximos períodos chuvosos”, declarou o município em nota.
Além da intervenção na rodovia, estão sendo realizadas limpezas de bocas de lobo e galerias pluviais em diversos pontos da cidade, reforçando o trabalho preventivo antes do período de chuvas mais intensas.
“O compromisso é seguir com ações planejadas e permanentes que tragam mais segurança e qualidade de vida para os moradores”, acrescentou a Prefeitura.

Logo após a posse do atual prefeito de Ribas do Rio Pardo, Roberson Moreira (PSDB), eleito em outubro de 2024, foi anunciado o início das obras de contenção de águas pluviais.
O prefeito, que também é engenheiro civil, anunciou a construção de caminhos de passagem para que a água da chuva seja direcionada às caixas coletoras já existentes.
Em março de 2025, foram implementadas medidas paliativas para mitigar o impacto das enchentes. As obras incluíram drenagem e a construção de piscinões para conter o excesso de água.
No decorrer do ano, a prefeitura vem dando continuidade às obras de infraestrutura, incluindo drenagem e pavimentação, em diversos pontos da cidade, como a Vila Noroeste e o acesso ao Polo Industrial.
O governador Eduardo Riedel (PP) também esteve em Ribas do Rio Pardo para assinar uma ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem no acesso ao Polo Industrial, com um aporte de R$ 26,7 milhões.