ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  26    CAMPO GRANDE 29º

Em Pauta

Existe onça assassina?

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 26/04/2025 07:30
Existe onça assassina?

Desde algumas décadas, eles são retratados como assassinos em série. A má fama dos tubarões é desproporcional em relação com a quantidade de ataques que perpetram contra humanos. São registradas umas 100 mordidas por ano em todo o mundo e 10% delas são mortais. Um cenário muito diferente do retratado no mítico filme “Tubarão”, de 1.975, que alimentou um estigma injusto que se arrasta até a atualidade.


Existe onça assassina?

Um enorme peixe tímido.

O certo é que esse grande peixe é tímido, nada de maneira sigilosa e raramente caça em manada. E só morde para defender seu território ou lutar contra seus pares. O instituto de sobrevivência dá as cartas em ações com dentadas que são em legitima defesa. As mordidas em humanos são vinculadas a uma ação anterior cometida por um humano, que o animal interpreta como agressão. É isso que se lê no estudo da Universidade de Paris publicado ontem na revista cientifica “Frontiers in Conservation Science”. Essa conclusão sobre tubarões é válida para as onças?


Existe onça assassina?

Mordida para comer é diferente de mordida “assassina”.

Diz essa pesquisa que as mordidas dos tubarões, via de regra, ocasionam lesões superficiais porque o animal não está buscando se alimentar de humanos. Não é letal, ainda que violenta. As mordidas em busca de alimento se caracterizam por uma extração significativa de carne. “….as pessoas são responsáveis destas mordidas. Inclusive pelo simples fato de estar no mar, que é o reino dos tubarões”, conclui o estudo.


Existe onça assassina?

Mordidas de ursos e de casuários.

O comportamento defensivo vem sendo pesquisado em grandes aves como os casuários da Austrália e mamíferos como os ursos. Os casuários são um grupo de aves de grande porte que costumam imita os movimentos humanos depois de observá-los atentamente. Não são amigáveis e nem domesticáveis. O estudo da mordida do casuar em humanos é considerado o mais complexo e difícil exatamente pela imitação dos movimentos humanos.


Existe onça assassina?

Dar um basta nos “palpites” só pode ser feito com a ciência.

Em todas pesquisas, há um esforço para construir um banco de dados das mordidas dos animais. Está na hora de resolvermos de uma vez a questão dos ataques de onças usando métodos cientifico e não meros “palpites”. Só há uma verdade sobre a mordida das onças: nada sabemos sobre elas.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias