Estrutura de calçadas é o maior problema enfrentado por pedestres
Após reportagem mostrar situação de calçadas na capital, leitores relatam dificuldades ao andar pela cidade
Na última enquete realizada pelo Campo Grande News, que questionou as principais dificuldades enfrentadas por pedestres ao caminhar pelas ruas da cidade, 67% dos leitores apontaram que o maior problema é a situação das calçadas, muitas vezes com mato alto, lixo e entulhos acumulados.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Calçadas em mau estado são o principal problema para pedestres em Campo Grande, segundo enquete do Campo Grande News. Com 67% dos votos, leitores apontaram problemas como mato alto, lixo e entulho, obrigando-os a andar na rua, próximos a carros e ônibus. A falta de acessibilidade também foi citada, prejudicando cadeirantes e deficientes visuais. Outros problemas mencionados foram a falta de respeito dos motoristas (22%) e a ausência de sinalização adequada (11%). A Prefeitura notificou 604 imóveis por irregularidades nas calçadas em 2024 e 148 no primeiro semestre de 2025. A situação reflete a baixa caminhabilidade da cidade.
Para Neli Rodrigues Ribeiro, algumas situações obrigam o pedestre a andar na rua. “Calçadas sem estrutura nenhuma. Aí, só existe uma saída: andar na beira do meio-fio.”
Luiz Soares compartilha do mesmo sentimento. “Passo em frente ao Cemitério do Cruzeiro e vejo a calçada toda destruída. Fico alguns metros da vida e da morte indo pelo asfalto, onde passam vários carros e ônibus.”
Alguns leitores também chamam atenção para a falta de acessibilidade. “Calçadas desreguladas, cadeirantes e portadores de deficiência visual não têm a menor chance de andar em Campo Grande”, comenta Gustavo Nardine, por meio das redes sociais do jornal.
A segunda opção mais marcada da enquete foi a “falta de respeito dos motoristas”, com 22%. É o que João Cláudio Jaques Ayala denuncia. “Se de carro e moto já é difícil andar aqui em Campo Grande, quem dirá a pé.”
Por último, com 11% dos votos, apareceu a ausência de sinalização adequada. Para Cláudio José Maranho, falta atuação do poder público.
O problema urbano das calçadas é tão recorrente que existe até um termo em inglês para definir cidades com baixa caminhabilidade: walkability.
No ano passado, 604 imóveis foram notificados pela Prefeitura de Campo Grande por alguma irregularidade nas calçadas. No primeiro semestre de 2025, esse número está em 148.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.