Filhos de centenários têm chances de viver mais de 100 anos
A Espanha, um dos países com maior quantidade de centenários, começará a procurar, em setembro, 2.000 deles para tentar descobrir os segredos biológicos que os levaram a atingir tão longa vida. A pesquisa é a continuidade de outra, denominada “Renace”, que lançou algumas luzes nas incertezas da longevidade. A Espanha conta com 16.000 centenários em uma população total de 47 milhões de habitantes. O Brasil tem 37.000 centenários em 211 milhões de habitantes, aproximadamente a metade dos espanhóis.
O Biobanco dos centenários.
Em setembro tomarão a saliva, fez-se, pelos, unhas, mucosas e sangue dos centenários. Construirão um Biobanco da saúde deles. Também farão um extensa pesquisa sobre seus estilos de vida. Uma amostra tão ampla servirá, por exemplo, para conhecer o porque de algumas regiões da Espanha terem muito mais centenários que outras. Há regiões daquele país que tem a enorme quantidade de 50 centenários por 10.000 habitantes, enquanto outras tem apenas 13.
As características comuns entre os centenários.
Os centenários são mulheres. Nada menos de 80% das pessoas que ultrapassam os cem anos, são do sexo feminino. Se medicam pouco. Incríveis 17% deles não tomam remédio algum. Tiveram poucas enfermidades ou infeções ao longo da vida. Sempre tiveram uma alimentação frugal. Nenhum deles tem sobrepeso. Tem boas conexões familiares e sociais. Majoritariamente tem crenças religiosas. Tem rendas medias ou altas e uma vida muito ativa. Mas isso basta?
Um filho de centenário tem maiores chances de ter 100 anos.
Todo o anterior são determinantes que tem a ver com hábitos de vida e de bons entornos. Mas, o que realmente determina ultrapassar tal idade são os genes, no plural. Não é um gene, e sim vários deles. A questão que precisa ser respondida é: quais deles? Está bem claro que os filhos de um centenário tem mais possibilidade de também sê-lo. A pesquisa mostrou que se curássemos todos os cânceres e enfermidades cardiovasculares só acrescentaríamos cinco anos de vida aos humanos.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.