ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEXTA  11    CAMPO GRANDE 19º

Política

Com pequena alteração de vice, Papy é reeleito presidente da Câmara até 2028

Vereadores anteciparam em 1 ano e meio a escolha da Mesa Diretora para o biênio 2027/2028

Por Jhefferson Gamarra e Mylena Fraiha | 10/07/2025 13:57
Com pequena alteração de vice, Papy é reeleito presidente da Câmara até 2028
Vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), que será presidente da Casa de Leis até o fim da legislatura (Foto: Divulgação/Câmara)

A Câmara Municipal de Campo Grande reconduziu nesta quinta-feira (10) o vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), à presidência da Casa de Leis até o final da atual legislatura. A eleição da Mesa Diretora para o biênio 2027/2028 foi realizada de forma antecipada e confirmou a manutenção da estrutura atual, com uma única alteração entre os cargos de vice-presidência.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O vereador Epaminondas Neto, conhecido como Papy (PSDB), foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Campo Grande até o final da legislatura, em 2028. A eleição da Mesa Diretora para o biênio 2027/2028 ocorreu de forma antecipada, mantendo a estrutura atual com uma única alteração nos cargos de vice-presidência. O vereador Lívio Leite (União) assumirá a 1ª vice-presidência, substituindo André Salineiro (PL), que deixou o cargo para liderar a bancada do partido. A composição da Mesa Diretora reflete a diversidade política da Câmara, com representantes de diferentes espectros ideológicos. A antecipação da eleição, prática comum na Casa, visa garantir estabilidade administrativa e evitar disputas internas. Papy destacou que a reeleição foi resultado de ampla articulação entre os partidos, consolidando um bloco plural que inclui PSDB, PL, PT, União Brasil, PSB, Podemos e Republicanos. A posse dos eleitos está marcada para 1º de janeiro de 2027.

A principal mudança é a saída do vereador André Salineiro (PL) da 1ª vice-presidência, cargo que será ocupado pelo vereador Lívio Leite (União) a partir de 2027. A vaga deixada por Lívio como 2º vice será assumida pela vereadora Ana Portela (PL), colega de partido de Salineiro. Ele afirmou que deixa o posto para se dedicar à liderança da bancada do PL na Câmara. "Não vou continuar como vice-presidente, porque no biênio 2027/2028 pretendo liderar o Partido Liberal na Casa. Vou cumprir minha função como vice até o fim do atual período e depois colaborar de outra forma", disse.

A atual Mesa Diretora, que comandará a Câmara até 2026, segue com Papy na presidência, Carlão (PSB) como 1º secretário, Luiza Ribeiro (PT) como 2ª secretária, Ronilço Guerreiro (Podemos) como 3º secretário, André Salineiro (PL) como 1º vice, Lívio Leite (União) como 2º vice e Neto Santos (Republicanos) como 3º vice.

Para o biênio seguinte (2027/2028), a composição será mantida com exceção da vice-presidência: Lívio Leite assume como 1º vice, Ana Portela como 2ª vice, e Neto Santos permanece como 3º vice. Os demais nomes seguem inalterados.

Com pequena alteração de vice, Papy é reeleito presidente da Câmara até 2028
Formação da mesa diretora para o biênio (2027/2028) (Foto: Mylena Fraiha)

Segundo Papy, a antecipação da eleição foi fruto de acordo entre as bancadas e do colégio de líderes. “Essa reeleição é resultado da articulação entre os partidos. A gente tem um coletivo bem formado, e quando há consenso, a antecipação fica mais fácil. Já houve conversas entre os vereadores, considerando também que muitos da atual Mesa podem ser candidatos em 2026. Pensando nisso, a principal alteração foi essa troca entre União Brasil e PL nos cargos de vice”, explicou.

A vereadora Luiza Ribeiro (PT), que continua como 2ª secretária, destacou que a composição da Mesa representa de forma equilibrada todas as forças políticas da Câmara. “É raro você ter uma mesa diretora que reflita toda a diversidade do Parlamento. Aqui, não houve redução da representação eleitoral de nenhuma força. Isso é inédito. Temos partidos de esquerda, de direita, de centro, de extrema-direita, todos convivendo na direção da Casa”, afirmou.

A prática de antecipar a eleição da Mesa Diretora não é nova na Câmara de Campo Grande. Assim como ocorreu na atual gestão, a presidência anterior, comandada por Carlão (PSB), também teve sua reeleição antecipada em um ano e meio. Segundo os parlamentares, essa antecipação ajuda a consolidar a liderança da Casa, evita disputas durante o período eleitoral e garante estabilidade administrativa.

A antecipação da eleição da Mesa Diretora está prevista no Regimento Interno da Câmara Municipal. O texto determina que a renovação deve ocorrer até 22 de dezembro do último ano de mandato da Mesa em exercício, mas não impede que a escolha seja feita antes, desde que respeitados os trâmites regimentais. A posse dos eleitos está marcada para 1º de janeiro de 2027.

Com a votação desta quinta-feira, a Câmara de Campo Grande encerra qualquer disputa interna pelo comando da Casa até o final da atual legislatura. Papy permanece à frente da presidência com apoio consolidado de um bloco plural que inclui PSDB, PL, PT, União Brasil, PSB, Podemos e Republicanos e com respaldo político suficiente para garantir estabilidade nos próximos três anos e meio.

Nos siga no Google Notícias