ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 26º

Em Pauta

Os cães também tem depressão ou é uma doença só humana?

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 20/01/2025 07:02
Os cães também tem depressão ou é uma doença só humana?

Apatia? Inatividade? Isolamento? Desmotivação? É possível um cão estar deprimido. São seres que sentem e muito emotivos, portanto, também podem passar por crises depressivas. Mas não se pode equiparar a depressão humana com a canina, nossos processos mentais são mais complexos que os deles. Os casos mais comuns de depressão canina ocorrem com a ausência de um ser querido, humano ou canino, ou quando tem de se readaptar a um novo lar. A depressão canina tende, todavia, a ser mais curta que a dos humanos e menos sofrida.


Os cães também tem depressão ou é uma doença só humana?

Gestionam muito mal a solidão.

A privação de um companheiro social, levando-o à solidão, é um dos fatores mais comuns na depressão canina. Gestionam muito mal a solidão. Quando é contínua, diária, sobrepassa os níveis que eles suportam e se converte em um problema para seu bem estar psíquico.


Os cães também tem depressão ou é uma doença só humana?

Impedir a expressão canina.

Outra causa que gera mal estar psicológico nos cachorros é impedir que expressem sua natureza canina. Por exemplo, se durante o passeio não os deixem interagir com outras pessoas ou cães, não lhes permitam cheirar ou acessar algum lugar onde queiram urinar ou defecar. Quando ele entende que algo que está em sua natureza lhe é negado, deixa de tentá-lo e entra em fase de apatia, conduzindo-o a uma falta de interação com seu entorno.


Os cães também tem depressão ou é uma doença só humana?

Como ajudar um cão infeliz?

Uma vez detectada a depressão canina o primeiro passo é descartar problemas físicos e enfermidades. Eles também se deprimem quando sentem dor ou com moléstias como a artrose. Em seguida, convém levá-lo, insistentemente para passear. Só assim ele readquirirá o prazer da exploração através do olfato, fundamental para o bem estar animal. Entender a comunicação canina é outra questão chave para entender seus processos emocionais. Eles necessitam saber o que ocorrerá para sentirem-se seguros. Devem esperar sempre a mesma resposta tua para cada ação e não respostas diferentes para a mesma ação tua. Também há diferença entre raças. Um buldogue raramente ficará depressivo. Um border collie é muito ativo e se ficar apático, certamente está doente do corpo ou da mente. Já um São Bernardo é muito mais tranquilo e expressará com muita clareza se está depressivo.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias