ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 25º

Em Pauta

Três Barras: o Coronel tentava cruzar urubu com galinha

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 29/08/2025 06:55
Três Barras: o Coronel tentava cruzar urubu com galinha

Havia coronéis em todos os rincões do Mato Grosso do Sul, em meados do século passado. Nada tinha a ver com a patente militar, era um título usado pelos principais fazendeiros, via de regra, gente autoritária que dominava a economia e a política. Na Três Barra, região rural de Campo Grande, o chefão era o Pantaleão.


Três Barras: o Coronel tentava cruzar urubu com galinha

Homem esquisito.

O Coronel Pantaleão, também conhecido como “Panta”, tinha lá suas esquisitices. Muitos o julgavam um homem anormal, um autêntico paranoico. Amanhecia um dia e lá vinha ele com uma ideia de demônio. Certa feita, deu-lhe na telha cruzar urubu com galinha para obter uma raça de galo de rinha que seria invencível. Xingou todo mundo pelo fracasso.


Três Barras: o Coronel tentava cruzar urubu com galinha

Se não dá com urubu, será que funciona com corvo?

Pantaleão também manteve, durante um ano, galinhas e corvos fechados em um enorme galpão, observando-os, em uma expectativa mórbida, do amanhecer ao cair da noite. Cansado da vigília desesperante, certo dia, proferindo impropérios, blasfemando, meteu as aves em um tacho e transformou-as em sabão.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.