Fora da lista de essenciais, domésticas são obrigadas a trabalhar
Em caso de descumprimento da medida, trabalhadoras devem fazer denúncia ao Ministério Público do Trabalho
Ainda gerando confusões, o decreto que está antecipando feriados em Campo Grande permite que 42 serviços e atividades essenciais funcionem entre hoje (22) e domingo (28). Mesmo sem estar dentro da listagem, empregadas domésticas relatam que estão sendo convocadas para trabalhar.
Conforme relatado por funcionária, de 40 anos, ela precisou estar no serviço logo cedo. “Vim de manhã com muitas que trabalham também. Os chefes disseram que se tiver ônibus é para vir e quando for o feriado mesmo nós tiramos”, explicou.
Em situação parecida, outra empregada doméstica relatou que também está indo trabalhar conforme o cotidiano regular. "Ela falou que eu não tenho o direito do feriado antecipado, isso porque disse que todas as domésticas irão trabalhar".
De acordo com a Coordenaria Geral de Atendimento ao Cidadão, central 156, as empregadas domésticas não estão enquadradas dentro dos setores essenciais. Por isso, o serviço é irregular.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o Atendimento ao Cidadão pelo número 156. Denúncias podem ser feitas pelo site www.prt24.mpt.mp.br/servicos/denuncias.
Confira abaixo relação de atividades e serviços permitidos:
Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.