Jiboia tenta, mas não consegue atravessar ciclovia no Parque dos Poderes
Sepente está saindo da vegetação, quando decidiu voltar após ser rodeada por um grupo de pessoas
Na manhã desta quarta-feira (22), o corretor de imóveis, Thaylor Paloschi, flagrou uma jiboia tentando atravessar uma ciclovia do Parque dos Poderes. O registro foi feito por volta das 9h, enquanto ele passava pelo local em sua moto. Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.
“Eu estava saindo para fazer um atendimento e decidi descer ali pelo Parque dos Poderes, né. É mais agradável, urbanizado, é gostoso de passar por ali”, explicou. Durante o trajeto, ele percebeu um carro parado com o pisca-alerta ligado e duas pessoas observando algo na ciclovia. Curioso, estacionou sua moto para entender o que estava acontecendo.
“No que eu estava passando por eles, eu visualizei a cobra e estacionei a moto. Desci para dar uma olhada. Ela estava atravessando da área florestal e voltando para a vegetação”, descreveu. Segundo ele, a cobra, de aproximadamente 1,5 metro, não parecia ameaçada pelos observadores e se movimentava de forma tranquila.
De acordo com o relato, o animal acabou retornando à área de vegetação ao perceber a presença das pessoas. “Acho que por conta das pessoas que estavam parando em volta dela ali, ela retornou para a floresta, né. Mas foi isso, foi sem nenhum grande alvoroço. Ela viu a gente parando ali, não se sentiu ameaçada nem nada. Só virou de costas e retornou para as árvores”.
Segundo a médica veterinária, bióloga e professora da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Paula Helena Santa Ritao o local é habitat de diversas espécies de animais silvestres, incluindo serpentes. "No parque tem muitas delas. Ali é área de vida delas. Elas se alimentam de mamíferos e aves".
Autoridades ambientais recomendam que, ao avistar animais silvestres, as pessoas mantenham a calma, não interfiram em seu caminho e procurem observar à distância. A interação inadequada pode causar estresse aos animais ou representar riscos à segurança das pessoas. Felizmente, o flagrante desta quarta-feira terminou de forma tranquila e sem incidentes.