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Direto das Ruas

Menina autista pede bicicleta e recebe carrinho em dinâmica dos Correios

Mãe relata crise de ansiedade e dificuldade de compreensão após troca de brinquedo

Por Gustavo Bonotto | 15/12/2025 22:09
Menina autista pede bicicleta e recebe carrinho em dinâmica dos Correios
Pacote segue fechado após mãe identificar erro no pedido da filha. (Foto: Direto das Ruas)

Menina autista de 7 anos passou o fim de semana em crise de ansiedade e com dificuldade para dormir após receber um presente diferente do que pediu na campanha Cartinha dos Correios, em Campo Grande. No lugar de uma bicicleta, solicitada na carta, a criança ganhou um carrinho de controle remoto e peças de Lego.

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Uma menina autista de 7 anos, em Campo Grande, enfrentou uma crise de ansiedade após receber um presente diferente do solicitado na campanha Cartinha dos Correios. A criança pediu uma bicicleta, mas recebeu um carrinho de controle remoto e peças de Lego. O caso é o segundo registrado na cidade envolvendo trocas de presentes na campanha. A mãe da menina, Bárbara Mascarenhas Borba, relatou dificuldades ao tentar resolver a situação nas agências dos Correios, que prometeram apurar o ocorrido e substituir o presente. A estatal esclareceu que apenas intermedia a entrega dos presentes, que são doados por padrinhos voluntários.

A mãe de Maria Clara, Bárbara Mascarenhas Borba, relata ao Campo Grande News que a filha é autista nível 2 e teve grande dificuldade para compreender o erro. Segundo ela, a menina acreditou que outra criança havia ficado com a bicicleta que seria dela e demonstrou preocupação constante em devolver o presente recebido por engano.

“Ela ficou muito angustiada. Dizia que o menino estava com a bicicleta dela e queria devolver logo o carrinho, pensando que outra criança estava sem presente. Expliquei várias vezes, mas para ela é muito difícil separar o que é imaginação do que é real”, contou.

O presente foi entregue por meio da campanha dos Correios, após a carta ter sido enviada pela mãe de forma digital. Ao procurar uma agência, Bárbara diz que recebeu informações desencontradas e apenas uma orientação genérica para retornar no dia seguinte, sem horário definido.

“Disseram que o presente estava em outro lugar, depois que tinha saído, depois que não poderiam entregar se eu fosse lá. Saí com a boa-fé de que amanhã vou buscar o presente correto”, afirmou.

Mesmo abalada, a mãe decidiu deixar o brinquedo recebido para que fosse entregue a outra criança. “Pensei que outra criança também deve estar esperando cheia de sonhos, como a minha filha”, disse.

Menina autista pede bicicleta e recebe carrinho em dinâmica dos Correios
Bicicleta foi pedido de Maria Clara ao Papai Noel dos Correios. (Foto: Direto das Ruas)

Segundo Bárbara, funcionárias chegaram a atribuir o erro ao padrinho que adotou a carta, mas a etiqueta do presente trazia corretamente o nome da criança e os dados do Correios. “Se tivessem prestado mais atenção e carinho, isso não teria acontecido. É corrido, eu vi, mas a falta de atenção prejudica os sonhos das crianças”, desabafou.

Ela também relata ter presenciado outros casos de confusão na agência, com pacotes sem identificação clara. Até a publicação desta matéria, a família aguardava a entrega do presente correto.

O Campo Grande News procurou os Correios para comentar o novo caso e aguarda retorno.

Campanha - Este é o segundo caso registrado em Campo Grande, em poucos dias, envolvendo a entrega de presentes diferentes dos pedidos feitos por crianças na campanha Cartinha dos Correios. No sábado (13), o Campo Grande News mostrou a história de um menino de 2 anos que pediu peças de montar e recebeu um macaco de brinquedo, descrito pela família como em mau estado.

Após a repercussão do primeiro caso, os Correios informaram que iriam apurar o ocorrido e substituir o presente. Em nota, a estatal respondeu que apenas recebe as cartinhas de crianças da rede pública e da sociedade em geral. Após a leitura e seleção, os pedidos são disponibilizados para adoção por padrinhos.

"Os presentes são entregues já embalados e identificados, com as informações da criança, e posteriormente distribuídos nas instituições de ensino. Durante todo o processo, os padrinhos não têm acesso aos dados das crianças. Diante da situação relatada, os Correios irão apurar o ocorrido para que o presente seja substituído e o pedido da criança seja atendido", acrescentou.