ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 23º

Direto das Ruas

Professora denuncia falta de anticonvulsivante no CEM e em postos de saúde

Professora tem um irmão que há dois anos faz uso do Fenobabital, que agora está em falta nos postos

Por Jéssica Fernandes | 14/01/2025 13:05
Professora denuncia falta de anticonvulsivante no CEM e em postos de saúde
Receita do irmão da professora com prescrição do fenobarbital. (Foto: Direto das Ruas)

Medicamento anticonvulsivante, o Fenobarbital está em falta no CEM (Centro Especializado Municipal) e outros postos de saúde de Campo Grande, conforme denúncia recebida nesta terça-feira (16) pelo canal Direto das Ruas.

Elineia Cardoso de Andrade, de 60 anos, tem um irmão, de 61 anos, que há dois anos faz uso contínuo do medicamento devido a uma cirurgia. “Por conta de um tumor no cérebro, ele operou, mas continua usando o medicamento”, diz.

A professora aposentada explica que o medicamento está em falta há bastante tempo, mas que recentemente a situação se agravou, já que o estoque que ela mantinha em casa chegou ao fim. “Esse remédio é primordial para tratar convulsões, ansiedade. Eu tinha um estoque, mas agora passei a comprar”, fala.

Professora aposentada, Elineia, com a ajuda do marido, tentou procurar o medicamento em outras unidades. A busca, no entanto, não teve sucesso. “Moramos no Bairro São Francisco, perto do CEM e não tem. Meu marido já foi no Noroeste, Coronel Antônio e não tem”, afirma.

A reportagem procurou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) sobre o caso, e a pasta informou, por meio de nota enviada na tarde de hoje, que "está comprometida em oferecer assistência à saúde de toda a população, garantindo o acesso contínuo aos medicamentos e tratamentos necessários".

Quanto ao medicamento Fenobarbital, a Sesau explicou que, apesar do esforço, houve um problema no fornecimento devido à escassez de matéria-prima por parte do fabricante.

"O fornecedor solicitou a dilação do prazo para a entrega do medicamento. No entanto, a Sesau segue acompanhando a situação de perto e reafirma seu compromisso de garantir que o medicamento seja disponibilizado o mais rápido possível aos pacientes que necessitam", informou a secretaria.

[**] Matéria atualizada às 18h20 de 14 de janeiro de 2025 para incluir resposta da Sesau.

Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias