Sistemas da Prefeitura ficam fora do ar e afetam serviços essenciais
Sistema fora do ar prejudica população que precisa de serviços como emissão de notas fiscais
Na manhã deste sábado (30), o acesso ao site e serviços on-line da Prefeitura de Campo Grande está fora do ar. A instabilidade afetou a vida de quem precisa realizar serviços no sistema do Executivo, como é o caso da supervisora de escola infantil Lorena Albuquerque de Moraes, de 23 anos, que tenta desde as 8h30 emitir e consultar notas fiscais. O relato foi enviado pelo canal Direto das Ruas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Sites e serviços online da Prefeitura de Campo Grande ficaram fora do ar neste sábado (30), prejudicando cidadãos como Lorena Albuquerque de Moraes, que precisa emitir notas fiscais com prazo até o fim do mês. A instabilidade a obriga a trabalhar além do horário para cumprir a exigência municipal. A Prefeitura negou ataque hacker e atribuiu a queda a uma instabilidade no acesso externo. Sistemas internos, incluindo os da saúde, funcionam normalmente, sem perda de dados. Equipes técnicas trabalham para normalizar o acesso o mais breve possível, com mecanismos de proteção ativos.
Lorena informa que precisa realizar o serviço até hoje, devido ao prazo dado pela própria Prefeitura, que encerra no final do mês. Entretanto, apesar de terminar seu expediente de trabalho às 11h, a supervisora relata que terá que trabalhar fora do horário para conseguir entregar no prazo, mas depende do restabelecimento do site.
- Leia Também
- Voltando da igreja, idoso passa mal e morre sentado na calçada
- Fogo em figueira centenária assusta vizinhos de escola no Taquarussu
"Vou ter que fazer fora do horário, porque não posso deixar de entregar", relata. Em contrapartida, a Prefeitura emitiu uma nota informando que até o momento não há indícios de que a falta do serviço tenha sido causada por um ataque hacker e atribuiu a situação a uma instabilidade no acesso externo.
"Os sistemas internos seguem funcionando normalmente, inclusive no sistema envolvendo as unidades de saúde, e não há qualquer indício de comprometimento ou perda de dados. O que ocorre é uma instabilidade no acesso externo, que impede a navegação no site institucional e em alguns serviços on-line", esclarece.
Ainda de acordo com a Prefeitura, as equipes técnicas estão atuando no data center para identificar a causa e restabelecer o acesso o mais rápido possível. A Prefeitura afirmou também que todos os mecanismos de proteção permanecem ativos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.