ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 31º

Direto das Ruas

UPA Universitário tem corredores lotados e pacientes no chão nesta sexta

Falta de médicos e demora no atendimento são reclamações de pacientes que estão há mais de 4 horas na unidade

Gabriel de Matos | 09/06/2023 18:49
Pacientes sentado em cadeira nos corredores e no chão da unidade (Foto: Direto das Ruas)
Pacientes sentado em cadeira nos corredores e no chão da unidade (Foto: Direto das Ruas)

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário está com situação caótica nesta sexta-feira (9) conforme o relato do motorista Edejalma Marcelino da Silva, de 52 anos. Ele foi em busca de atendimento para sua filha e genro.

"Tem gente aqui que está desde as 11h. Tem jovem, idoso, pessoas de todas as idades e cadeiras de rodas. A assistência social disse que já vê a situação com preocupação", lamentou Edejalma.

A demora no atendimento médico tem sido um problema recorrente na UPA. O motorista chegou à UPA por volta das 15h e ficou chocado com o estado da unidade.

"Está complicado. A UPA da Moreninha. Tem gente que está chorando. Tem um homem deitado no canteiro. Isso aqui é todo dia, tá sempre desse jeito ", disse Edejalma. O motorista é residente no bairro Chácara das Mansões e complementou que a situação é a mesma na UPA Moreninha.

Outro leitor que não quis se identificar afirmou que chegou à unidade por volta das 12h com dores no ouvido. "Pessoal está reclamando muito dos médicos aqui. Estão mandando resolver com a assistência social, mas tem ninguém", conta.

Paciente no canteiro da unidade na Avenida Guaicurus (Foto: Direto das Ruas)
Paciente no canteiro da unidade na Avenida Guaicurus (Foto: Direto das Ruas)

Sesau - A reportagem do Campo Grande News contatou a Prefeitura de Campo Grande. Até o momento, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) não retornou a solicitação.

De acordo com a escala médica, divulgada na manhã desta sexta-feira, a unidade conta com seis médicos para atendimento adulto e cinco para infantil durante a noite.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Vale ressaltar que o secretário Municipal de Saúde, Sandro Benites, admitiu no final de maio, durante audiência pública na Câmara de Municipal de Campo Grande, que a falta de médicos tem dificultado a montagem de escalas, resultando na superlotação de pacientes em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e unidades de atendimento da rede municipal de saúde.

Para tentar resolver a situação, o gestor informou que serão convocados 45 médicos inscritos no programa de contratação temporária para reforçar o atendimento e que a situação deveria ser normalizada a partir do dia 1º de junho.

“Tomamos agora o chamamento de enfermeiros e 45 médicos. Todas as vacâncias foram zeradas, portanto não teremos ausência de médicos. Serão reforçadas as escalas nas UPAs a partir do dia primeiro e temos uma maior quantidade de médicos procurando a Sesau”, garantiu o secretário.

Direto das Ruas - As imagens chegaram pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias