Caixa paga abono salarial para nascidos em novembro e dezembro
Benefício é referente ao ano-base 2023 e será liberado para cerca de 25,8 milhões de pessoas

O governo federal paga nesta semana a última parcela do abono salarial PIS/Pasep de 2025 para trabalhadores nascidos em novembro e dezembro. O benefício é referente ao ano-base 2023 e será liberado para cerca de 25,8 milhões de pessoas em todo o país, a partir de sexta-feira (15). O saque poderá ser realizado até 29 de dezembro deste ano.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Para receber o abono salarial, o trabalhador deve ter registrado carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023. Além disso, a média salarial mensal no período não pode ultrapassar dois salários mínimos, atualmente R$ 3.036. O cadastro no PIS/Pasep precisa ter sido feito há no mínimo cinco anos, e as informações do vínculo empregatício devem ter sido corretamente enviadas pelas empresas à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou pelo sistema eSocial.
O valor do abono é proporcional ao tempo trabalhado durante o ano-base e pode chegar a até um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.518. O pagamento do PIS é feito pela Caixa Econômica Federal, com crédito automático para quem tem conta corrente ou poupança. Para os servidores públicos, o Pasep é pago pelo Banco do Brasil, via conta ou presencialmente nas agências.
Mesmo com o pagamento final em agosto, os beneficiários têm até o fim de dezembro para sacar o abono. Caso não o façam, os valores retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador e não poderão ser resgatados. O governo ainda não confirmou o calendário para o pagamento referente ao ano-base 2024.
Para consultar o direito ao abono salarial, o trabalhador pode usar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, acessar o portal Gov.br, ligar para a Central Alô Trabalho pelo telefone 158 ou procurar uma agência do Ministério do Trabalho. Quem não tiver conta na Caixa terá o benefício depositado em uma poupança social digital, movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.