ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Descontos diferenciados no IPVA para categorias de usados serão mantidos

Enquadram-se caminhão, ônibus, motor-home, utilitário e veículo que transporta até 8 passageiros

Por Cassia Modena | 12/11/2025 10:28
Descontos diferenciados no IPVA para categorias de usados serão mantidos
Caminhões estão entre as categorias que continuarão tendo desconto (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Além de publicar decreto que fixa o desconto de 15% no IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) 2026 pago à vista e limita o parcelamento em até cinco vezes, o Governo de Mato Grosso do Sul também definiu em publicação feita hoje (12) no Diário Oficial que manterá a redução dos valores dos tributos sobre categorias de veículos usados.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Governo de Mato Grosso do Sul manteve os descontos diferenciados no IPVA para veículos usados em 2026. Caminhões, ônibus e motor-homes pagarão 1,5% sobre metade do valor Fipe, enquanto carros de passeio e utilitários terão alíquota de 3% sobre 40% da tabela. Veículos a diesel com capacidade para até oito passageiros terão alíquota de 4,5% sobre 25% do valor Fipe. O decreto também estabelece desconto de 15% para pagamento à vista e parcelamento em até cinco vezes, além de prorrogar isenções tributárias para veículos novos até dezembro de 2026.

Caminhões com qualquer capacidade de carga, ônibus e micro-ônibus para o transporte coletivo de passageiros e casas motorizadas (motor-home) deverão pagar o equivalente a 1,5% da metade do valor venal do veículo que constar na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Carros de passeio, camioneta e camioneta de uso misto e utilitário terão a carga tributária calculada em 40% do valor na Fipe, com 3% de alíquota.

Automóveis movidos a óleo diesel, com capacidade para até oito pessoas, excluído o condutor, pagarão alíquota de 4,5% sobre 25% do valor da tabela.

A publicação também prorroga até 31 de dezembro de 2026 o prazo previsto no artigo 1º do Decreto nº 9.918, de 2000, garantindo a continuidade das isenções tributárias estabelecidas anteriormente para determinados tipos de veículos novos, conforme as operações em que eles estão envolvidos.

Os valores de referência para o cálculo sobre veículos usados estão disponíveis no suplemento da edição do dia do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.