ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Governo divulga data do 13º dos servidores

Serão R$ 473 milhões circulando na economia do Estado

Ângela Kempfer e Ana Oshiro | 12/11/2020 09:25
Governador Reinaldo Azambuja sinaliza que data de pagamento do 13º está confirmada (Foto: Silas Lima)
Governador Reinaldo Azambuja sinaliza que data de pagamento do 13º está confirmada (Foto: Silas Lima)

Os servidores estaduais vão receber o 13º em parcela única, no dia 1º de dezembro. A data foi escolhida em enquete, pelos próprios funcionários públicos, e divulgada nesta quinta-feira (12) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Era possível definir a preferência do pagamento, entre 1º e 20 de dezembro. Por decisão da maioria, serão liberados R$ 473 milhões do 13º já no primeiro dia útil de dezembro. "Para mim não foi novidade. Se eu tivesse votado também teria escolhido primeiro de dezembro", comentou o governador.

Os salários de novembro também serão adiantados e depositados no próximo dia 27. "Era muito difícil planejar duas folhas no mesmo dia", explicou Reinaldo. Já o pagamento de dezembro foi definido para o 1º dia útil do ano, em 4 de janeiro.

"O servidor pode saber que terá o recurso naquele dia. O comércio também pode se programar pra fazer as promoções. Previsibilidade é tudo na nossa vida", justificou Reinaldo Azambuja nesta manhã.

O Estado tem 79.918 servidores, entre ativos e inativos. Segundo o governador, o pagamento em dia é resultado de um ano planejado. "Valeu a pena ter feito gestão fiscal para garantir que o Estado conseguisse pagar a folha. A reforma administrativa, assim como a reforma da previdência, foram cruciais para reorganizar as estruturas".

Contas em dia -  Reinaldo lembrou que os últimos anos representaram uma outra etapa nas finanças de Mato Grosso do Sul. "O Estado mudou de patamar. Entramos 2015 com letra D na avaliação sobre a capacidade fiscal dos entes federados.É muito difícil mudar de patamar, mas conseguimos a letra C depois de 6 anos sem alteração. Ano que vem seremos B ou A. Isso faz uma diferença enorme", afirma.

A parceria com a iniciativa privada, para exploração do saneamento, firmada este ano, foi outro passo importante, avalia o governador. . "Vamos fazer de Mato Grosso do Sul, o primeiro Estado a universalizar coleta e tratamento de esgoto. Isso muda o perfil da qualidade de vida nos municípios"



Nos siga no Google Notícias